Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru investiu em ações para o empreendedorismo local em 2017
Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa de Caruaru investiu em ações para o empreendedorismo local em 2017

Desde o lançamento do Programa Facilita, em outubro, já foram realizados mais de 300 atendimentos a micro e pequenas empresas. O projeto desburocratiza e acelera a abertura dessas empresas, diminuindo o tempo do processo que, antes do programa, durava até 9 meses. O Facilita soluciona as dificuldades diagnosticadas em conjunto com diversos parceiros durante a etapa inicial de estudo do processo. O programa conta com monitoramento contínuo para assegurar que as práticas indicadas estejam sendo efetuadas.

“Tal projeto se justifica pela grande necessidade de formalização de micro e pequenos negócios informais em Caruaru, que chegam a 80% no município, e por ser preciso construir um macroambiente econômico atrativamente positivo para aqueles que pretendem empreender numa cidade já com vocação ao setor de serviços”, explica João Melo Neto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa.

Outro grande projeto que vem melhorando a vida dos empreendedores é o Conecta Empreendedor Caruaru, que envolve os principais agentes de fomento à orientação empresarial da cidade. Desde que foi lançado, em julho, 18 empresas já foram atendidas. O principal objetivo do Conecta é promover o crescimento e o desenvolvimento de microempreendedores de Caruaru por meio de atendimentos realizados de acordo com a necessidade do empreendedor. O acompanhamento pode durar de 30 a 45 dias, sendo renovado por igual período, caso necessário. 

Entre janeiro e novembro de 2017, o cenário econômico do município teve números positivos. Houve um crescimento no trabalho formal, com a indústria de transformação acrescentando 487 postos formais ocupados, tendo como principais influências as indústrias têxtil e de alimentos e bebidas. Além disso, houve a reativação formal de três empresas (uma de pneus e duas centrais de distribuição), uma ampliação (embalagens plásticas) e instalação de uma das maiores fábricas de colchões do Nordeste.

Além de investir no empreendedorismo local, a Sedeec também realizou outras ações de grande relevância para o cenário econômico de Caruaru. Entre elas, podemos destacar os diagnósticos realizados no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA), a atração do 2º laboratório nacional de Análises Têxteis,  a realização do Capacita São João e a criação da Lei de Incentivo à Tecnologia e Economia Criativa (Litec). Em parceria com outras secretarias municipais, a Sedeec também ajudou a desenvolver o Visite Pernambuco Caruaru, o projeto para reabilitação do Centro, o Comércio na Praça e o São João 2017.

Outra inovação positiva foi a criação do “Café com a Câmara”, que surgiu com a proposta de estreitar o diálogo com os vereadores, através de um bate-papo sobre planejamento e desafios na capital do Agreste.