Dia Internacional do Idoso é celebrado com início de programação especial em Caruaru
Dia Internacional do Idoso é celebrado com início de programação especial em Caruaru

O Dia Internacional do Idoso, celebrado no domingo (1), foi lembrado na segunda (2), em Caruaru, com o início da programação alusiva à data, elaborada pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos. Ontem o grupo de idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, participarem de uma palestra/debate sobre a sexualidade da Pessoa Idosa com a psicóloga Susana Chaves. A atividade aconteceu no Auditório do Empresarial Maria do Carmo Maciel, no bairro Maurício de Nassau.

Tem programação durante toda a semana e nesta terça (3) será realizada uma sessão de cinema com a exibição do filme Um viúvo trapalhão, no mesmo local, a partir das 9h. Qualquer pessoa da “boa idade” pode participar, mesmo que não faça parte do serviço. As atividades serão estendidas à Zona Rural, onde os Cras estarão disponibilizando alguns serviços acadêmicos na área de saúde em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau. Uma equipe multidisciplinar da instituição estará oferecendo os serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, classificação do tipo sanguíneo, fisioterapia, exercícios físicos, orientações sobre higiene bucal e nutrição, entre outros.

Diversas atividades culturais estão previstas para acontecerem na programação, como uma excursão ao Alto do Moura para assistir à apresentação de pastoril e do espetáculo A Nau Catarineta, do Grupo de idosos de Ipojuca. As tardes dançantes também são muito aguardadas pelos usuários e irão acontecer na sede do Rotary Clube de Caruaru nesta sexta (6) e no Clube da Associação de Moradores do Alto do Moura, no próximo dia 17. Outro destaque da programação é o evento Pré-Enarel (Encontro Nacional de Recreação e Lazer) que será realizado no próximo dia 10, no Parque Ambiental São Francisco, com apresentação da Banda Vida Nova, formada por idosos. A atividade terá acesso gratuito e será aberta ao público, com início previsto para às 8h.

“Hoje foi muito bom, houve uma participação muito boa e interação dos idosos na palestra sobre a sexualidade na terceira idade, foi muito instigante para eles. A programação reflete um pouco do dia a dia dos nossos centros, onde realizamos atividades pensando na garantia do lazer, cultura e conhecimento, para esse público que merece ter esses direitos garantidos”, pontuou a coordenadora de Promoção ao Idoso, Sônia Ramos.

 

PROGRAMAÇÃO

Terça-feira-feira (3)

9h –

Atividade: Sessão de Cinema. Filme: Um viúvo trapalhão.

Local: Auditório do Centro Empresarial Maria do Carmo Maciel

04.10 (quarta-feira)

15h-

Local: Alto do Moura

Atividade: Excursão  com os idosos para assistir a apresentação da peça teatral A Nau Catarineta e do  Pastoril, cujo elenco é composto por Grupo de idosos de Ipojuca.

06.10 (sexta-feira)

Das 16h às 19h-

Atividade: Tarde dançante

Local: Sede do Rotary Clube Caruaru

10.10.17 (terça-feira)

8h-

Local: Parque São Francisco - Pré Enarel (Encontro Nacional de Recreação e Lazer)

Evento: Apresentação da Banda Vida Nova, formada por idosos

17.10.17 (terça-feira)

15h- 

Local: Clube da Associação de Moradores do Alto do Moura

Atividade: Sarau dançante para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos dos Cras rurais.

---------

Programação da Zona Rural

(de 3 à 05 de outubro)

Locais: Cras

Horário: das 8h às 12h

Serviços: aferição de pressão, teste de glicemia, classificação do tipo sanguíneo, fisioterapia, exercícios físicos, orientações sobre higiene bucal e nutrição, entre outros.

03.10 (terça-feira)

Cras Itaúna

04.10 (quarta-feira)

Cras Malhada de Pedra

05.10 (quinta-feira)

Cras Xicuru







 

Foto: Janaína Pepeu