Raquel Lyra assina Lei Nascer Bem Caruaru
Raquel Lyra assina Lei Nascer Bem Caruaru

Na manhã de ontem (02), a prefeita Raquel Lyra assinou, no seu gabinete, a Lei Nascer Bem Caruaru. O objetivo é garantir às mulheres o direito à assistência humanizada durante a gestação, pré-parto, parto e puerpério e, também, nos casos de abortamento espontâneo ou provocado, seja no Sistema Único de Saúde (SUS), ou em qualquer hospital privado.

A prefeita destacou que essa foi uma iniciativa das mulheres de Caruaru que criaram a primeira Câmara Técnica Contra à Violência Obstétrica na América Latina, visando evitar que outras mulheres sofram qualquer tipo de violência durante e depois da sua gestação.

“Caruaru já é uma cidade boa pra se viver, queremos que ela seja reconhecida como a melhor cidade para se nascer, com um parto humanizado onde as mulheres sejam tratadas com dignidade, com respeito e que seus direitos estejam garantidos. Vamos trabalhar isso em todas as unidades de saúde, sensibilizando cada profissional a oferecer o melhor atendimento para que o nascimento de um filho seja o melhor momento da vida de nossas mulheres”, enfatizou Raquel.

A secretária da Mulher, Pérpetua Dantas ressaltou a importância dessa lei. “Essa câmara técnica já vinha buscando e lutando para concretizar essa lei, e encontrou um governo sensível à causa. A prefeita recebeu em maio esse projeto e, hoje, realizamos um sonho de ter essa humanização em todas as fases da gravidez das mulheres de Caruaru.”

Também estiveram presentes a secretária de Saúde, Ana Maria Albuquerque, a vereadora Zezé Parteira e demais convidados. O projeto de lei já havia sido aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores e, a partir de agora, deve ser cumprido em todo o município.

Hoje também nasceu o primeiro bebê caruaruense sob a vigência da Lei do Parto Humanizado, na Casa de Saúde Bom Jesus. A gestante Grazieli deu à luz a pequena Lohane e relatou a tranquilidade em todo o processo de parto. Ela foi acompanhada do esposo e teve o parto natural e humanizado e relatou como estava grata a toda a equipe do hospital.