Raquel Lyra: “Nossa intenção é construir outras dezenas de equipamentos como este e garantir as oito mil vagas de creche”
Raquel Lyra: “Nossa intenção é construir outras dezenas de equipamentos como este e garantir as oito mil vagas de creche”

A inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil José Pinheiro dos Santos Filho (Pinheirão), no bairro São José, foi marcada por muita emoção, na última terça-feira (03). Durante a solenidade, a família de Pinheirão recebeu das mãos da prefeita Raquel Lyra, uma placa em homenagem ao ex-vereador. A atitude deixou o filho mais velho, o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro emocionado.

“Lembro-me bem de quando o meu pai fundou esse bairro, que em 1996, no começo de tudo, era o loteamento São José. Tive o prazer de escolher o nome desse lugar que tanto marca a minha vida”, afirmou Rodrigo.

Para a viúva, Mércia Pinheiro, o tributo é uma forma de reavivar a presença do marido. “Estou muito feliz em saber do reconhecimento a Pinheirão e sei que onde ele estiver, também está muito feliz. Quero agradecer a prefeita Raquel Lyra pela homenagem”, frisou. 

Em meio à emoção, Raquel destacou a importância do homenageado para história de Caruaru. “Pinheirão, além de um grande amigo da minha família, foi um grande político que deu sua contribuição para construir a história da nossa cidade, e em especial este bairro, por essa razão, escolhemos o nome dele para batizar esta unidade de ensino”, disse.

A prefeita também enfatizou a melhoria de vida da população com a implantação do equipamento. “As crianças sairão daqui alfabetizadas, prontas para entrar no Ensino Fundamental. Aqui também, elas terão acompanhamentos pedagógico e nutricional com 5 refeições diárias. Nossa intenção é construir outras dezenas de equipamentos como este e entregar a sociedade, as oito mil vagas de creche”, garantiu. 

Para o secretário de Educação, Rubenildo Moura, o governo municipal está escrevendo uma nova página na Educação. “O que antes era um local para, apenas, cuidar das crianças, passou a ser um ambiente que funciona  numa perspectiva adequada, dentro de uma proposta pedagógica que vai contribuir para que as crianças possam ampliar, a partir de saberes, um processo cognitivo que possibilite desenvolvimento integral”, pontuou.

A autônoma Maria de Fátima, que tem um filho matriculado no CMEI, disse aliviada, que a instituição vem para tranquilizar. “Antes quando precisava ir trabalhar, não tinha com quem deixar o meu filho e isso me desesperava, pois preciso mantê-lo. Agora, tudo muda, posso trabalhar tranqüila, pois eu sei que meu filho estará em segurança e desfrutando de todo conforto que a prefeitura oferece aqui na creche. Estou muito satisfeita”, argumentou.

A pequena Isabella, 04 anos, aluna da creche, se mostrou ansiosa para o início das aulas. “Amanhã, eu já começo a estudar. Quero aprender a ler e a escrever e novos amigos. Estou muito feliz que agora tenho um lugar para ficar e estudar”, enfatizou.

O Centro Municipal de Educação Infantil José Pinheiro dos Santos Filho (Pinheirão) tem capacidade para comportar mais de 130 crianças, com idade entre quatro meses e cinco anos, em turno integral e dispõe de berçários, refeitório, lactário, brinquedoteca, dentre outras benfeitorias que serão desfrutadas pelos pequenos. As aulas já foram iniciadas nesta quarta-feira (04).