Raquel Lyra visita obras de requalificação do terreno da FUNDAC
Raquel Lyra visita obras de requalificação do terreno da FUNDAC

Na manhã de ontem (4), a prefeita Raquel Lyra visitou, junto com o vice-prefeito Rodrigo Pinheiro e uma comissão formada por secretários e pessoas envolvidas com o processo de requalificação da Feira da Sulanca, as obras que tiveram início no famoso "Terreno da FUNDAC", local de grande movimentação nos dias de feira.

As execuções serão feitas através de uma parceria entre o município e o proprietário do terreno. O local é composto por quase 5 mil bancos, nos quais são comercializados diversos tipos de mercadoria. Os serviços, que já tiveram início desde o fim de dezembro, contemplarão toda a estrutura física do local, com drenagem, colocação de piso intertravado, bancos padronizados, praça de alimentação, baterias de banheiros, central de monitoramento, com mais de 40 câmeras de segurança, bem como outros benefícios que serão oferecidos tanto para os comerciantes da área como para os clientes e turistas.

"Nosso objetivo maior é trazer conforto e um melhor local de trabalho para todos que fazem nossa Feira da Sulanca. Esta área é bastante movimentada e sabemos das necessidades que todos que comercializam aqui estavam precisando. Aos poucos, chegaremos em todos os pontos. Tenho certeza de que esta obra será de grande importância para nossa cidade e, principalmente, para nossos feirantes", frisou Raquel.

De acordo com o proprietário do terreno, as obras seguem em ritmo acelerado com cronograma diário de obras. "Estamos avançando a cada dia para que tudo fique como planejamos no projeto. Os serviços foram pensados para os feirantes em geral, tanto os comerciantes do local como também os compradores. Nosso espaço será totalmente padronizado e servirá de modelo para as demais obras da Feira", afirmou o empresário Lenilson Torres.

A ação de requalificação da área da FUNDAC tem a participação não só da Secretaria Extraordinária da Feira, mas sim de uma série de secretarias, que juntas farão parte do planejamento de ações para a localidade, como Secretaria de Serviços Públicos, Destra, Ordem Pública, entre outras. "Após diversas reuniões e acordos firmados, chegamos a um ponto em comum sobre as melhorias para este local, um processo que compreende desde a mudança do piso até a padronização de todos os bancos. Tenho certeza de que essas mudanças farão parte do conjunto de grandes obras que a cidade irá receber, com infraestrutura e condições de trabalho adequadas", pontuou o secretário de Serviços Públicos, Humberto Correia.

Segundo o secretário extraordinário da Feira, José Pereira, ainda este mês, muitas ações terão início em benefício dos feirantes, a exemplo do calendário anual de feiras, que será definido por completo nas próximas semanas, junto com associações e membros que compõem a feira. O objetivo é planejar cada feira do ano, deixando todos os comerciantes, clientes e turistas a par de todas as datas.

"Vamos organizar ainda mais nossa Feira, a divulgação do calendário anual será apenas mais um avanço. Quero registrar, acima de tudo, minha felicidade em ver nascerem as obras aqui no terreno da FUNDAC. Será mais um avanço de nossa gestão, transformando um local que antes era visto como um dos grandes problemas da feira, e agora será modelo para as demais obras", disse Pereira.

As obras seguem sendo realizadas por partes, com o intuito de não prejudicar o funcionamento normal. A cada área finalizada, os feirantes serão relocados para os espaços já prontos e, assim, a obra seguirá o cronograma de execuções. "Estamos vendo um sonho sendo realizado. Eu, enquanto defensor da feira e dos feirantes, vejo que tudo está sendo bem planejado e executado, nada sairá do ritmo habitual. Estamos bastante felizes", ressaltou o presidente da Associação dos Sulanqueiros, Pedro Moura.