Nova geração de repentistas participa de festival
Nova geração de repentistas participa de festival

Um incentivo para a perpetuação da cantoria de viola. É assim o I Fenoger (Festival da Nova Geração), evento que reunirá jovens cantadores repentistas em Campina Grande-PB. O festival ocorrerá no sábado, dia 08, a partir das 20h, no Teatro Municipal localizado na Capital Borborema. A coordenação é do declamador Iponax Vila Nova, que também estará responsável pela apresentação do certame.

O elenco competitivo do I Fenoger será formado pelas duplas João Lídio e André Santos (PE); Jairo Silva e Jéferson Silva (PI); Marlon Torres e Rafael Neto (CE); Ryan Costa e Evaldo Filho (PB).

 Um dos representantes de Pernambuco, João Lídio tem 27 anos e mora em Gravatá. Ele já apresentou-se em vários eventos, ao lado de cantadores da estirpe de Rogério Meneses, Raullino Silva, Luciano Leonel e João Lourenço. “Pretendo fazer uma bela apresentação, com improvisos que agradem à plateia e à comissão julgadora, fazendo bonito e representando o meu estado neste importante congresso”, adianta.

A exemplo do que acontece em outros festivais de violeiros, cada dupla terá que desenvolver quatro gêneros, dos quais os três primeiros contam pontuação – a saber, sextilhas, mote heptassilábico e mote decassilábico, cujos assuntos são sorteados na hora. O último gênero fica a cargo da dupla, desenvolvendo livremente uma das mais de cinquenta modalidades que pertencem à cantoria (como galope beira-mar, martelo alagoano ou quadrão perguntado, por exemplo).

A abertura ficará por conta da experiente dupla Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano, conhecidos no meio da cultura popular por valorizarem a renovação dos artistas. Vale lembrar que Ivanildo nasceu em Caruaru e é autor, entre outras composições, da famosa música ‘Nordeste Independente’, que ganhou ampla repercussão interpretada pela cantora Elba Ramalho. Já Raimundo, paraibano que mora em Caruaru, é um dos maiores repentistas da atualidade.