XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru na reta final
XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru na reta final

As competições esportivas ganharam um espaço significativo na ‘Capital do Agreste’ nos últimos meses, e os XVI Jogos Escolares Municipais de Caruaru, que mobilizou 69 instituições, e se consolidou, mais uma vez, como a principal do município, segue na retal final. Mais de 4.000 alunos das redes federal, estadual, municipal e particular entraram nas disputas em 13 modalidades. No próximo sábado, o evento termina com a maioria das finais voltadas aos esportes individuais.

Nesta quarta-feira (06) e quinta-feira (07) se encerram as competições de voleibol. O Colégio Alternativo já saiu vencedor na categoria pré-mirim “C” feminino contra a equipe do Colégio Antenor Simões, mas ainda tem muita bola em quadra pela frente. As semifinais de futebol de campo também estão acontecendo nesse período, no Complexo Esportivo do Colégio Municipal Álvaro Lins. Já as disputas para as modalidades coletivas de basquete, futsal e handebol encerraram.

Para o estudante José Carlos Sabino, que se saiu vencedor na competição de handebol, representando a Escola Municipal Luiz Pessoa, os jogos têm um significado especial para a vida dos estudantes. “A volta dos jogos é bastante positiva para os alunos esportistas de Caruaru. Sair vencedor foi uma experiência muito boa, porque competimos com o Interativo, que também estava bem preparado e isso é bom para o esporte da cidade.  Agora é treinar mais porque quem quer chegar a ser alguma coisa na vida precisa estudar e treinar”, assegurou o estudante.

Das categorias individuais, já foram definidos os campeões de judô, karate, natação e badminton. Na sexta-feira (08) e sábado (09), as competições continuam com atletismo e tênis de mesa no Colégio Municipal, vôlei de praia na quadra do Bairro Boa Vista e xadrez no Colégio Criativo. A bocha paralímpica, para pessoas com deficiência, aconteceu no último dia primeiro deste mês, como parte da primeira edição dos Jogos Paraescolares de Caruaru.

Outro evento realizado em paralelo aos JEMC, foi a VI Edição dos Jogos Universitários de Caruaru. Seis instituições de ensino superior do município disputaram em nove modalidades esportivas e no último final de semana aconteceram as finais de badminton e judô. Os atletas competiram também no basquete, futsal, handebol, natação, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A Asces-Unita consagrou-se campeã geral da competição, seguida pela Unifavip e a Uninassau, que ficaram na segunda e terceira colocação geral, respectivamente. O ranking geral contou ainda com a Esuda Unopar em quarto lugar, a UFPE Caruaru, no quinto e a Unit, no sexto.