Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar
Pacientes do SUS contam com Serviço de Atenção Domiciliar

Os caruaruenses que necessitam de atendimento de saúde, através do município, contam com o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), que faz parte do programa Melhor em Casa e tem o objetivo de levar atendimento multiprofissional às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos com agravamento agudo ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

Em Caruaru existem três equipes de SAD que atendem a 100% da cidade e, atualmente, cuida de 76 pacientes no domicílio. O tempo de cuidado do Serviço, em cada paciente, é de até três meses, período em que se estabiliza o paciente. As equipes tem suas bases na UPA do Salgado, UPA do Vassoural e Hospital Manoel Afonso.

“Os familiares ou cuidadores podem procurar uma destas bases para que a equipe faça uma visita ao paciente acamado e, de acordo com o protocolo, admita de o acompanhamento do SAD”, explicou a Coordenadora de Promoção à Saúde e SAD da Secretaria de Saúde de Caruaru, Geórgia Galvão.

As equipes do SAD são formadas por médico, enfermeiro,  fisioterapeuta, psicólogo, técnico de enfermagem, nutricionista, assistente social e fonoaudiólogo. Funciona de segunda a sexta (manhã e tarde) e faz visita aos pacientes, no mínimo, uma vez por semana de acordo com cronograma estabelecido na conduta do paciente. 

“É importante ressaltar que a modalidade de SAD em Caruaru atende pacientes que possuem problemas de saúde e dificuldade de locomoção até uma unidade de saúde e que necessitam de uma maior freqüência de cuidados, recursos de saúde e acompanhamento contínuo, podendo ser oriundos de diferentes serviços da rede de atenção, com necessidade e intensidade de cuidado maior que a capacidade da rede básica”, disse a Coordenadora.

Bases do SAD:

SAD 1 - UPA Salgado (Rua Presidente Arthur Bernardes, s/n, bairro do Salgado)

SAD 2 – UPA Vassoural (Rua João Correia de Souza S/N, bairro do Vassoural)

SAD 3 – Hospital Manoel Afonso (Rua Quitéria Francisca da Silva, 494, Maria Auxiliadora)