Projeto Arte da Palavra do Sesc incentiva literatura em Caruaru
Projeto Arte da Palavra do Sesc incentiva literatura em Caruaru

Esta semana, Caruaru está sendo contemplada com dois circuitos do projeto Arte da Palavra do Sesc: Criação Literária e Autores. A parceria entre o Sesc e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (Fafica) está possibilitando aos alunos do curso de Letras da instituição e ao público em geral vivenciar uma programação de fomento à cadeia literária. Até sexta-feira (11/8), das 19h às 22h, uma oficina será ministrada pelo escritor Paulo Scott (RS) e, hoje (09/08), um debate acontece no auditório da Fafica, com os escritores Cíntia Moscovich (RS) e Marcos Peres (PR).

Dentro da programação do Circuito de Criação Literária, o escritor Paulo Scott ministra a oficina “A técnica do conto”, voltada para a escrita de narrativas curtas de ficção, até sexta-feira (11/8), das 19h às 22h, na sala 15 da Fafica. Propiciar aos participantes o conhecimento de teorias, de técnicas e leituras relacionadas à escrita de narrativas curtas de ficção é o objetivo principal da oficina. Além disso, indicações (acompanhadas de análises) de obras da literatura brasileira e estrangeira contemporânea, que revelem novas técnicas e novas abordagens da escrita de narrativas curtas de ficção, serão apresentadas aos presentes. A metodologia compreende ainda exercícios de criação e escrita e a realização de exame crítico da produção dos textos realizados ao longo da oficina dos encontros.

Já no Circuito de Autores, acontecerá um debate entre a escritora, jornalista e mestre em Teoria Literária Cintia Moscovich e o escritor e bacharel em Direito Marcos Peres, com mediação de Cícera Maria do Nascimento, neste dia 9 de agosto, das 19h às 22h, no auditório da instituição. A ação integrará também a 6ª edição dos Seminários Teórico-Práticos do Curso de Letras da Fafica (Setep). Os convidados irão dialogar com o público sobre suas produções literárias e a suas trajetórias como autores da literatura brasileira.

O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras foi lançado em março deste ano para atuar em toda a cadeia da literatura, incluindo a formação e a divulgação de novos autores e a valorização das novas formas de produção e fruição literária. Três tipos de circuito compõem o projeto: Autores, voltado para a valorização e divulgação de autores; Oralidade, com apresentações em que a oralidade é privilegiada, voltado para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, com oficinas literárias de diferentes temáticas para o exercício da prática da escrita literária e formação de leitores com maior bagagem literária.