Com 100 dias de governo, prefeita Raquel Lyra avança na educação e nos serviços para população de Caruaru
Com 100 dias de governo, prefeita Raquel Lyra avança na educação e nos serviços para população de Caruaru

Ontem, dia 10, o governo da prefeita Raquel Lyra completa 100 dias à frente da administração municipal da Prefeitura de Caruaru. Um novo modelo de gestão com ações participativas e integradas entre as secretarias foi implantado como meta. As primeiras ações foram no setor de educação, antes mesmo do início do ano letivo, com a eliminação de anexos escolares e a criação de mais 2.400 vagas para a pré-escola. 

Os mais de quatro mil estudantes caruaruenses foram beneficiados com melhorias nas estruturas das escolas, entre elas, a Capitão Rufino da Vila Canaã. A preservação ambiental foi também prioridade com a realização do mutirão de limpeza no Rio Ipojuca, de onde foram retiradas 1.566 toneladas de resíduos sólidos. 

O programa Cidade Limpa, iniciado no Parque 18 de maio, já se estende com ações permanentes nos bairros e o programa Ilumina Caruaru chegou para prover manutenção da iluminação pública no município. Na Zona Rural, os destaques foram as melhorias no abastecimento de água, através de cisternas comunitárias, e a revitalização de mais 100 km de estradas rurais. Na saúde, foram retomadas as cirurgias eletivas e registrado o aumento de mais de 40% de realização dos exames de ultrassonografias, que subiu de 128 para 560 por mês. 

As Casas da Juventude foram reativadas com o beneficiamento de mais de 250 jovens no bairro São Francisco e Assentamento Normandia. A programação turística e cultural da Semana Santa na cidade foi retomada com a implantação do projeto Caruaru por Paixão, que conta com ações artísticas, culturais e um festival gastronômico. 

Após garantir os serviços básicos, foi necessário fazer uma renovação de emergência e iniciar o trabalho de organização interna da prefeitura. “Nós estamos trabalhando primeiro para ajustar os serviços essenciais. Foram quase R$ 700 mil reais de investimento nesses três primeiros meses para garantir que a gente começasse com o que nos comprometemos”, explicou Raquel Lyra. 

A prefeita, que durante os primeiros dias de gestão, solicitou à Secretaria de Defesa Social ações imediatas do Governo do Estado para o enfrentamento à violência, entre elas, a criação de um batalhão único da Polícia Militar para Caruaru e a extensão das atividades da Delegacia da Mulher para 24 horas diárias e nos finais de semana, destacou um novo projeto de segurança que será implantado: “Vamos lançar o Comitê Juntos Pela Segurança, que tem como primeira ação aprovar o Plano Municipal de Segurança, para pactuar as ações na cidade com todos os responsáveis desta ação. Essa é a parte que cabe ao município”, pontuou Raquel.