Segunda Semana da Luta Antimanicomial tem início nesta segunda
Segunda Semana da Luta Antimanicomial tem início nesta segunda

Em parceria com o núcleo estadual de Saúde Mental, núcleo coletivo Caralâmpia, a Secretaria de Saúde, através do seu departamento psicossocial, está promovendo a “2° Semana da Luta Antimanicomial”, que terá suas atividades iniciadas nesta segunda-feira (15), no Polo Comercial, às 19h, com uma mesa redonda ministrada pelo curso de Medicina com o tema “ O Cuidado em Rede”.

Na terça-feira (16), a partir das 14h, no auditório da Secretaria de Saúde, a rede municipal de atenção psicossocial ofertará um fórum sobre a radicalização no cuidado antimanicomial, com a presença de profissionais discutindo sobre o tema.

As atividades serão realizadas até o dia 19 de maio e serão encerradas com uma passeata em prol da causa, saindo da Avenida Rio Branco, às 15h. De acordo com a coordenadora de Saúde Mental do município, Renata Neves, a data é bem relevante para a área como um todo e vem para sinalizar e ratificar a nossa postura de ser contra o cuidado manicomial, que não leva em consideração o sujeito, o seu contexto de vida, segrega e oprime o paciente.

O Movimento Antimanicomial tem como característica a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro dessa batalha, está o combate à ideia de que se deve isolar o paciente, baseada apenas nos preconceitos que cercam a doença mental. O objetivo é mostrar que, como todo cidadão, essas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento sem que, para isso, tenham que abrir mão de seu lugar na sociedade.