Projeto do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus foi lançado
Projeto do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus foi lançado

Um dos presentes recebidos por Caruaru, em seu aniversário de 160 anos, foi o lançamento do Projeto de Implantação do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus. A Prefeita Raquel Lyra, ao lado do vice-prefeito, Rodrigo Pinheiro, do ex-governador João Lyra Neto, do secretariado e vereadores, além do padre Francisco (pároco da “Igreja do Monte” - Santa Luzia), subiram ao Monte Bom Jesus, na tarde da quinta-feira (18), e apresentaram ao público o projeto que busca valorizar as condições físico-ambientais do local, articulando-o com a cidade.

“Quando fui deputada tive a oportunidade de colocar o dinheiro no orçamento, como emenda, para fazer essa obra. Vocês, e Deus, me deram a oportunidade de, como prefeita, poder executar uma obra que vai fazer diferença na vida de cada um”, disse Raquel Lyra. “Vai ter espaço e oportunidade para crianças, para jovens e para as mulheres que trabalharam com a gente no projeto de gastronomia do Monte Bom Jesus, lá no Centro Social São José do Monte, que estão aqui vendendo tapioca e que podem ter, sim, de onde tirar seu sustento com dignidade, vendendo a sua comida aqui no Monte Bom Jesus, com a visitação turística que vamos receber. É assim que a gente entende que pode mudar a vida das pessoas, unindo e reunindo a todos e a todas. Ninguém faz nada sozinho”, disse a prefeita. E completou: “Queremos garantir que as pessoas possam viver com cidadania, com dignidade, e, sobretudo, com independência.”

Nyadja Menezes, Secretária de Urbanismo e Obras, que está à frente do projeto, disse que esta é uma obra que pensa em atender a várias nuances e vários anseios, especialmente aos praticantes de atividades físicas. “O pessoal que está querendo fazer esportes, pode ir se preparando. porque a gente vai ter um local todo especial aqui no Monte Bom Jesus para poder praticar esportes na trilha ecológica”, ressaltou a Secretária.

O ex-Governador e pai da Prefeita Raquel Lyra, João Lyra Neto, relembrou seu tempo de criança, ao lado de seu pai, João Lyra, e da mãe, Guiomar. “Meu pai era prefeito e minha mãe junto com as mulheres da Diocese, construíram essa escadaria, que, na época, tinha 365 degraus”, disse Lyra Neto. “O que tem que ser preservado é a nossa cultura. E fico muito feliz também, não só pela obra: aqui deverá ser local de visitação para os caruaruenses e para os turistas”, acrescentou.

Projeto

O projeto urbanístico do Parque Ambiental do Monte Bom Jesus contém a construção de um equipamento poliesportivo (quadra poliesportiva), revitalização da escadaria principal (Via Sacra) e reforma de parte das escadarias de acesso dos moradores. Requalificação do entorno da Igreja, com a criação de um pátio, construção de um receptivo turístico, banheiro público e parque infantil (Playground), também fazem parte do projeto, além da implantação de área de proteção ambiental, com a criação de um Parque Ambiental. A obra foi orçada em R$ 1.428.000, e está prevista para ser entregue a população em seis meses.

Monte Bom Jesus

O Monte Bom Jesus sempre constituiu um espaço, a princípio natural, e elemento de destaque da paisagem urbana. Com 630 metros de altura, é o ponto mais alto da cidade, agregando-lhe valor de referência e marco simbólico do município. Por sua vez, a cidade encontra-se em volta do monte, tornando-se indispensável sua visita, pois sua altitude permite visão privilegiada da cidade.