Em Brasília, Raquel Lyra busca apoio do MinC para festa de São João

Uma das maiores e mais tradicionais festas de São João realizadas no Brasil, a da cidade de Caruaru pode vir a contar com apoio do Ministério da Cultura (MinC), por meio da Lei de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet. O interesse em obter o suporte do Ministério para a realização dos festejos foi apresentado ao ministro Roberto Freire pela prefeita Raquel Lyra (PSDB-PE), na manhã desta quarta-feira (21/2), em Brasília.

"Não temos como bancar a festa apenas com recursos da prefeitura, por isso, estamos buscando obter apoio do MinC, por meio da [Lei] Rouanet, para garantir a continuidade desta que é uma das maiores festas juninas do País e uma típica manifestação da identidade nordestina", afirmou a prefeita. "Se conseguirmos, será fantástico", ressaltou.

Para Raquel Lyra, o suporte do MinC poderá assegurar que o São João caruaruense ocorra "em um momento de crise e sem que o município perca sua capacidade de equilíbrio fiscal". "Estamos buscando alternativas sustentáveis, como as que são apresentadas pelo Ministério", esclareceu.

 "Apoiar um evento do porte do São João de Caruaru é muito positivo para a Rouanet", disse o ministro. Segundo Freire, a iniciativa vai ao encontro da intenção de descentralizar a distribuição dos recursos captados por meio desse mecanismo, bem como promover a cultura popular brasileira.



Foto: Ricardo B. Almoêdo