Cultura Popular e artistas pernambucanos dão o tom de mais um Carnaval no Estado
Cultura Popular e artistas pernambucanos dão o tom de mais um Carnaval no Estado

Este ano, a brincadeira tradicional nas cidades da Região Metropolitana ao Sertão, passando pelo Agreste e Zona da Mata, está garantida pelo investimento na ordem de R$ 15,5 milhões do tesouro estadual. Um aporte que vai possibilitar a circulação de cerca de 300 artistas de palco, orquestras e agremiações por mais de 40 municípios. Ao final, terá contribuído ainda para fomentar o turismo, impulsionar empreendimentos criativos e a economia local de todas as regiões.

“Chegamos a mais um Carnaval com a alegria de termos realizado um processo transparente, com amplo diálogo entre os segmentos artísticos e participação da sociedade civil, que compôs a Comissão de Análise da Convocatória Estadual e definiu, por exemplo, os grupos aptos a serem contratados pelo Estado”, celebra Marcelino Granja, secretário estadual de Cultura.

Pela primeira vez, o instrumento de seleção pública orientou que 30% dos recursos fossem destinados à categoria de Cultura Popular; 40% a representantes da Música da Tradição Carnavalesca; 10% para Orquestras de Frevo; e 20% aos grupos e artistas da Música Popular Brasileira. Ainda de acordo com a Convocatória, não se enquadraram nas categorias descritas os gêneros: Forró Eletrônico, Forró Estilizado, Brega, Swingueira, Arrocha, Funk, Sertanejo e Pagode Estilizado.

Para a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, “a acertada decisão de prestigiar o que é próprio do nosso carnaval está em sintonia com a política cultural em curso nos últimos anos, atenta à necessidade de fortalecer cadeias produtivas e fazedores de arte e cultura que carecem, inclusive, de ainda mais visibilidade nos meios tradicionais de comunicação”.

“A expectativa do número de turistas para o Carnaval é de mais de 1,7 milhão de visitantes com uma ocupação hoteleira com cerca de 100% durante o período momesco. Pernambuco vem trabalhando de forma intensa para divulgar suas potencialidades, como é o caso do Carnaval, um dos principais eventos do nosso calendário festivo e que atrai milhares de turistas para as mais variadas regiões”, diz o secretário de Turismo de Pernambuco, Felipe Carreras.

A festa nos municípios é uma realização das prefeituras e dos grupos culturais independentes, cabendo ao Governo do Estado o papel de apoiador das programações. Neste formato, questões como montagem dos palcos, som, iluminação, segurança privada e ordenamento do trânsito são responsabilidades assumidas pelas prefeituras com o intuito de acolher bem artistas e público.

SHOWS

Para incrementar o Carnaval das cidades, o Governo contratou grandes atrações de palco, tais como Elba Ramalho, Mundo Livre S.A., Almir Rouche, Nação Zumbi, Marrom Brasileiro, Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Spok Frevo Orquestra, Silvério Pessoa, Karynna Spinelli, Siba, Jorge Riba, Maciel Salu, Nono Germano, Coco de Umbigada, Nando Cordel, Nena Queiroga, Gustavo Travassos, André Rio, Belo Xis, Glorinha do Coco, Derico Alves, Orquestra Henrique Dias, Família Salustiano e a Rabeca Encantada, Gerlane Lops, Aurinha do Coco, Bongar, Orquestra 100% Mulher, A Trombonada, Dudu do Acordeon, Cila do Coco, Paulo Pecado, As Netas de Selma do Coco, Cristina Amaral, Ylana Queiroga, Beto Hortis, Zeca do Rolete, Banda de Pau e Corda, Ana Lucia do Coco, Quinteto Violado, Novinho da Paraíba, Marcia Samppayo, Romero Ferro, Asas da América, Nádia Maia, entre outros.



CORTEJOS

Ruas e praças dos municípios serão ocupadas por toda a diversidade da cultura popular pernambucana. Entre os grupos contratados pelo Governo do Estado, estão Maracambuco, Ceroula de Olinda, Bloco das Flores, Boi Maracatu, Bloco Lírico Flabelo Encantado, Conxitas, Cordas e Retalhos, Maracatu de Baque Virado Baque Mulher, O Bonde, Escola de Samba Galeria do Ritmo, Bloco Mugunzá de Zuza Miranda e Thais, Um Bloco em Poesia, Maracatu Cambindinha de Araçoiaba, Boi Dourado de Limoeiro, Tribo de Índios Tupiniquim, Escola de Samba do Preto Velho, Boi Diamante de Arcoverde, Maracatu de Baque Solto Pinguim, Maracatu Feminino Coração Nazareno, Afoxé Povo de Ogunté, Caboclinho Cahetés de Goiana, Afoxé Oxun Pandá, Maracatu Nação Camaleão, Caboclinhos Tapuias Camarás, Troça A Bela da Tarde e Seus Bonecos Gigantes, Maracatu de Baque Solto Piaba de Ouro.



PATRIMÔNIOS VIVOS NA PROGRAMAÇÃO

Moradores e turistas terão a oportunidade de conferir de perto apresentações de 18 grupos e mestres da cultura pernambucana considerados Patrimônios Vivos do Estado com tradição carnavalesca. Por meio da Secult-PE e da Fundarpe, o Governo contratou Claudionor Germano, Lia de Itamaracá, Mestre Galo Preto, O Homem da Meia Noite, Clube de Bonecos Seu Malaquias, Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, Maestro Duda, Banda Musical XV de Novembro, Caboclinho 7 Flexas, Orquestra Revoltosa, Banda Musical Curica, Maestro Ademir Araújo, Clube Indígena de Canindé, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Troça Cariri Olindense, Orquestra Capa Bode, Maracatu Leão Coroado e Orquestra Euterpina de Timbaúba.



CARNAVAL NA CASA DA CULTURA

Até esta quinta-feira, 23/2, a Casa da Cultura acolhe uma programação diversa, que anima um dos polos turísticos mais frequentados da capital pernambucana. Dezoito agremiações, entre orquestras de frevo, grupos de ursos, bois, afoxés, maracatus, coco e blocos líricos recebem os visitantes que vão em busca de acessórios carnavalescos e peças de artesanato, sempre a partir das 14h. Saiba mais.



EXPOCARNAVAL NA TORRE MALAKOFF

Um desfile de moda democrática, versátil e inclusiva, com participação de 11 marcas pernambucanas, abriu a programação da ExpoCarnaval 2017, que ocupa a Torre Malakoff até a quinta-feira (23). Das 15h às 20h, o público pode visitar estandes e adquirir produtos de 24 artesãos e empreendedores da moda, embalado por troças carnavalescas, grupos de maracatu, orquestras de frevo, cavalo marinho, caiporas, blocos líricos, entre outras expressões tradicionais do nosso Carnaval. Saiba mais.



ENCONTRO DE MARACATU DE BAQUE VIRADO

O Pátio de São Pedro, no Recife, vai viver uma noite de reverência ao nosso Maracatu de Baque Virado, Patrimônio Imaterial do Brasil. Nesta quinta-feira, 23/2, a partir das 17h, 16 nações vão realizar mais um tradicional Encontro de Carnaval. Entre os grupos contratados pela Secult/Fundarpe estão os maracatus Nação Estrela Brilhante do Recife, Encanto do Pina, Raízes de Pai Adão, Tigre, Aurora Africana, Porto Rico, Almirante do Forte e Sol Nascente. Saiba mais. 



CARNAVAL NA CASA DA RABECA

O domingo e a segunda-feira de Carnaval na Cidade Tabajara, em Olinda, serão de muita festa da cultura popular. Sempre a partir das 9h, a Casa da Rabeca, com o incentivo do Governo do Estado, vai promover apresentações de grupos de maracatu, caboclinhos, cavalo marinho e tribos indígenas. Entre as atrações confirmadas, destaque para o Cavalo Marinho Boi Pintado, o Maracatu Leão da Fortaleza, Bloco Caravana Andaluza e o Caboclinho Tupan. A entrada é gratuita! Saiba mais. 



ENCONTRO DE AFOXÉS

A Quarta-feira de Cinzas no sítio histórico de Olinda será marcada por mais um encontro de Afoxés. Dez grupos contratados pela Secult/Fundarpe vão animar a despedida do Carnaval na cidade alta, a partir das 19h. Entre eles, os afoxés Ara Odé, Alafin Oyó, Oxum Pandá, Omó Obadé, Povo de Ogunté, Oba Irôko, Filhos de Xangô, Obá Ayrá, Omim Sabá e Ogbon Obá. Saiba mais.



ESPAÇO PASÁRGADA

Em mais uma edição, a Troça Bacanal do Bandeira espalhou poesia e lirismo pelas ruas da Boa Vista. Além do tradicional desfile, saindo do Espaço Pasárgada, o Bloco ofereceu ainda uma oficina gratuita de interpretação teatral, com a atriz e arte-educadora Ana Nogueira.



GUIA DE BOLSO DA FOLIA

Pensando em facilitar a experiência dos turistas durante o Carnaval em Pernambuco, a Seturel-PE, por meio da Empetur, lançou uma cartilha de bolso informativa recheada de instruções, dicas e respostas às dúvidas mais frequentes dos visitantes. O material conta com diversas informações, como meios de transporte, hospedagem, alimentação, segurança e lista de telefones úteis. A cartilha conta ainda com recomendações de segurança e dicas de como o turista deve agir em caso de perda de documentos ou incidentes. Além do português, as cartilhas também foram traduzidas para inglês e espanhol. Elas estão sendo distribuídas, em primeira mão, na área de desembarque norte do Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes – Gilberto Freyre, e também podem ser encontradas nos Centro de Atendimento ao Turistas (CATs). Ao todo foram produzidas 20 mil unidades que ficarão em circulação até o fim do Carnaval.



CAMPANHA

A Seturel-PE também está divulgando o Carnaval de Pernambuco com campanha “Pernambuco, Coração da Folia” nas principais emissoras de TVs abertas do Estado e nos canais fechados do País. São várias veiculações diárias, durante o horário nobre. A intenção é conquistar os foliões dos estados que não possuem um período de Momo consolidado e incentivar os próprios pernambucanos a descobrir suas folias. A campanha apresenta as principais manifestações culturais do Carnaval de Pernambuco. Frevo, maracatu, ciranda, caboclinhos, caiporas, papangus e os bonecos gigantes aparecem como protagonistas da legítima festa de rua do Estado. O Jingle é animado e segue os passos da campanha de divulgação “Pernambuco, Coração do Nordeste”, lançada em 2016. A propaganda seguirá convidando os foliões das principais praças do País até 25 de fevereiro.



REALITY SHOW

Em parceria com a Band, a Empetur promoveu o reality – Descubra Pernambuco – onde seis Webcelebridades participaram de uma votação e foram escolhidas para conhecer e vivenciar as potencialidades do destino Pernambuco. A ação tem como finalidade ampliar a presença da divulgação turística do Estado na TV e na internet, ambiente que influencia cada vez mais a decisão de compra dos viajantes. Os programas serão transmitidos no meio da programação da Band Nordeste e Band Sat durante a cobertura do Carnaval. As gravações aconteceram entres os dias 10 a 20 de fevereiro.



FAMPRESS

Durantes os dias de Carnaval, a Empetur promove fampress com 8 jornalistas nacionais e internacionais (Uruguai). Os jornalistas conhecerão um pouco do Carnaval do Recife, Olinda, Bezerros e Nazaré da Mata, além da cultura e gastronomia de Pernambuco.



CATS

Os Centros de Atendimento aos Turistas estarão abertos em horários especiais para o Carnaval com todo o material de divulgação do Estado. Os Cats fixos ficam nos aeroportos do Recife e Petrolina, no TIP, Praça de Boa Viagem, shoppings RioMar e Recife.



HOTSITE – DESCUBRA PERNAMBUCO

Todos os detalhes do Carnaval pernambucano em um só lugar. É com este propósito que foi criado o hotsite “Descubra Pernambuco”. A página conta com uma série de informações voltadas para os turistas e foliões que virão passar os dias de Momo no Estado. O principal foco do hotsite é apresentar ao internauta as opções de folia e a diversidade cultural do Estado. Os foliões vão poder encontrar detalhes de como acontece o Carnaval nos principais polos pernambucanos, como Recife, Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, entre outras cidades do interior. Toda a manifestação cultural e de ritmos, seja através do frevo, maracatu, caboclinho ou cavalo-marinho, vão estar à disposição dos internautas em apenas um clique.