Asces-Unita encerra atividades em simulação da ONU
Asces-Unita encerra atividades em simulação da ONU

Com a satisfação do dever cumprido, a delegação da Asces-Unita encerrou as atividades na Harvard National Model United Nations - Latin America (HNMUN-LA), conferência de simulações da ONU promovida por acadêmicos da Harvard University, realizada em Lima, capital do Peru. O grupo contou com 15 alunos (Relações Internacionais e Direito) e dois professores, e eles participaram de diversos comitês e da Cúpula das Cidades, onde discutiram temas como direitos das mulheres, segurança na internet e espionagem, cidades e soluções e corrupção global.

A Asces-Unita foi a maior delegação brasileira na conferência e também a maior estrangeira. Além dos anfitriões e dos brasileiros, a competição também contou com grupos da Venezuela, Argentina, Colômbia, Chile, Canadá, México, Guatemala, e Estados Unidos. Na Cúpula das Cidades, toda realizada em espanhol, foi a única instituição brasileira presente no grupo que contava com mais de 70 universitários, tendo seis representantes.

De acordo com o professor Marco Aurélio Freire, que foi um dos chefes de delegação, os resultados conquistados reforçaram a importância da Instituição no cenário acadêmico internacional. “Essa participação mostrou a força e o impacto da nossa presença disputando a competição. Foi uma grande imersão cultural, com momentos de articulação política, possibilitando aos alunos desfrutar a experiência desse tipo de relação com os outros países”, explicou.

Essa vivência agregou muito para os estudantes que participaram, como relata a acadêmica de Direito Aline Valério Chaves. “Pudemos ver como é desenvolvido o modelo de votação da ONU e tivemos a oportunidade de interagir com estudantes de várias outras nacionalidades. Foi um evento maravilhoso e enriquecedor. Agradecemos a todo o apoio e torcida dos professores e colegas pelo incentivo que recebemos”, frisou.