Caruaru receberá o segundo Laboratório de Análises Têxteis do país

A Prefeitura Municipal de Caruaru efetuou a doação de uma área no Polo de Desenvolvimento Sustentável do Agreste (PDSA) ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a implantação do seu segundo Laboratório de Análises Têxteis no país. Esta estrutura atenderá às regiões Norte e Nordeste do Brasil, especialmente ao Polo Têxtil do Agreste pernambucano. O primeiro laboratório tem sede no Paraná.

A unidade regional sediada em Caruaru será administrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Pernambuco (IPEM/PE), órgão delegado pelo INMETRO. Esta será a segunda unidade regional do interior do estado e a primeira com sede própria.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Economia Criativa (SEDEEC/PMC) buscou, desde o início do ano, um acordo com o órgão para a instalação da unidade no município. Para isso, foi realizada, inclusive, uma visita técnica ao laboratório do órgão situado em Londrina, no Paraná, onde são realizadas as análises dos produtos têxteis de todo o país.

A instalação desse laboratório está alinhada com os objetivos da SEDEEC e do Governo Municipal, que têm como intuito promover o reposicionamento da produção local, ampliando o valor agregado das mercadorias aqui produzidas. A implantação desta unidade irá gerar, também, 40 empregos diretos, aumentando, assim, a empregabilidade na região. “O laboratório vem para aprimorar a produção local, garantindo uma competividade nacional com o produto feito aqui na região”, destacou o secretário da SEDEEC, João Melo.