Começa nesta sexta em Caruaru a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial
Começa nesta sexta em Caruaru a Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial

Hoje e amanhã (30), as comunidades tradicionais de terreiros e representantes da população negra, cigana e outras minorias estão realizando a II Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial de Caruaru. Nesta edição está sendo trabalhado o tema ‘O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento’. O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimentos Social e Direitos Humanos de Caruaru, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e Fundação de Cultura e Turismo, ambos, também do município.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sediará a abertura com uma palestra magna sobre o tema da conferência, a partir das 19h. Neste primeiro dia, o evento irá contar com a presença do professor e historiador João Batista e da yalorixá Mãe Elza, que é também coordenadora da Igualdade Étnico Racial do Governo de Pernambuco. Já no dia 30, a programação será das 8h às 17h no Colégio Municipal Álvaro Lins, iniciando com a apresentação da palestra sobre intolerância religiosa que será apresentada pelos professores da UFPE, Jansen Felipe, que é também doutor em Educação, e Sandro Guimarães Sales, antropólogo.

Após a palestra serão proferidas as leituras para aprovação do regimento interno da conferência e das propostas, estimulando a participação efetiva da população na etapa municipal. Também serão eleitos os (as) delegados (as) para a Conferência Estadual. Na oportunidade serão abordandos os seguintes assuntos: Educação e Diversidade Cultural, Racismo Institucional, Comunidades Tradicionais de Terreiros, Mulheres Negras e Direitos Trabalhistas, Negros e Negras e o Ensino Superior, Negros e Negras LGBT, Juventudes Negras, Capoeira e Diversidade Cultural do Povo Negro.

 

 

Programação:

Dia 29 (19h): “Palestra Magna com o Tema - O Brasil na Década dos Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”

Palestrantes: Professor João Batista (historiador) Mãe Elza – Yalorixá e Coordenadora da Igualdade Étnico Racial do Governo do Estado.



Dia 30: Palestra (8h) Intolerância Religiosa com Jansen Felipe (Doutor em Educação pela UFPE) e o antropólogo Sandro Guimarães Sales.

9h Aprovação do Regimento.

10h – Eixos Temáticos  (Facilitadores)

Eixo 1 – Reconhecimento: Profª. Ms. Michelle Guerreiro – FAFICA

Eixo 2- Garantia de Justiça: Drª. Lucimary Passos – (ativista dos direitos humanos)

Eixo 3 – Do Desenvolvimento: Drª. Ana Maria Barros

Eixo 4 – Discriminação Mútua e Agravada: Prof. Ms. Aristóteles Veloso – FAVIP- DEVRY e Mestrando em Educação Contemporânea Émerson Santos.

 

Serviço

Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Étnico Racial de Caruaru

Dias: 29 e 30 de setembro



Locais:

29.19 - Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) (19h)

30.09 - Colégio Municipal Álvaro Lins (das 8h às 17h)