Marcas mais lembradas de 2017 serão anunciadas
Marcas mais lembradas de 2017 serão anunciadas

Diante de um cenário econômico altamente concorrido, influenciado pela absorção de novas tecnologias e pela necessidade de consumo cada vez maior por parte das pessoas, nada melhor do que um prêmio como o TOP Marcas para as empresas, de âmbito local ou não, terem um feedback fidedigno de como se encontram os seus produtos e serviços perante o seu alvo principal: os consumidores. Nesta quarta (29), a partir das 19h, no espaço Maria José Recepções I, quando será realizada a 12ª edição do prêmio do Jornal VANGUARDA, representantes dos mais variados segmentos do mercado empresarial conhecerão as marcas que mais se destacaram neste ano, em Caruaru.

No intuito de identificar os produtos e serviços que permearam em 2017 os pensamentos dos consumidores locais, VANGUARDA mais uma vez convocou a empresa JM Consultoria & Pesquisa, que ficou responsável por realizar um estudo na zona urbana da Capital do Agreste. No período de 30 de setembro até 1º de outubro foram consultadas, ao todo, 444 pessoas com idades acima dos 18 anos. Elas responderam à seguinte pergunta: "Quando eu falo em (segmento de produto ou serviço), de qual marca o (a) Sr (a) mais gosta ou simpatiza?".

No total, 50 itens acabaram sendo pesquisados, distribuídos nas categorias de: Alimentos e Insumos, Bebidas, Construção e Reforma, Educação, Material de Limpeza, Restaurantes, Saúde, Telecomunicações, Transporte e Veículos, Serviços e Varejo. De posse dos dados coletados, a JM Consultoria & Pesquisa identificou posteriormente que do montante de pessoas consultadas 55,63% foram do sexo feminino e 44,37% do sexo masculino. Grande parte dos entrevistados tinha de 35 a 49 anos, com 2º grau completo (39,86%) e renda familiar de um a cinco salários mínimos. A margem de erro máxima correspondeu a 4,9%.

Para o economista e colunista do VANGUARDA, Maurício Assuero, prêmios da estirpe do TOP Marcas são fundamentais para avaliação do mercado. "Veja que o prêmio tem um aspecto importante: se a marca de uma determinada empresa não foi suficientemente lembrada pelo consumidor, então, isto significa que há um problema a ser corrigido. E como corrigir? Investindo no processo de produção, qualificando pessoas, desenvolvendo uma campanha de marketing que faça as pessoas buscarem o produto. E para aqueles que foram mais lembrados? A responsabilidade de continuar sendo lembrado e também de continuar investindo para não ser ultrapassado. A economia da cidade agradece".

Sempre se reoxigenando a cada edição, neste ano o TOP Marcas decidiu premiar também as empresas cujas suas atuações estão direcionadas às produções de iogurte, feijão, vinagre e serviços veterinários. Em entrevista ao VANGUARDA, a coordenadora da JM, Edcleide Tavares, explicou de que forma ocorreu o processo de pesquisa. "De posse dos mapas dos bairros, os pesquisadores procuraram pessoas residentes que atendessem aos requisitos do levantamento nos quesitos de sexo e idade. As entrevistas foram distribuídas por todas as ruas das localidades e as cotas das rendas familiares foram cumpridas, naturalmente, de acordo com as realidades socioeconômicas de cada região", afirmou.

Ainda como novidade desta 12ª edição, o TOP Marcas será apresentado pelos jornalistas Jaciara Fernandes e Wagner Gil, que fazem parte da equipe de reportagem do VANGUARDA. A primeira tem tido a honra de anunciar os vencedores do prêmio desde o ano passado, enquanto o segundo fará a sua estreia na função. "Durante todas essas edições, colaborei para com a elaboração de matérias e fotografias para a revista TOP Marcas e, agora, fazer parte da apresentação de um prêmio tão importante como este para a economia caruaruense é motivo de muita alegria. Mais uma vez caprichamos bastante na produção da festa e não temos dúvidas de que ela será um sucesso", comentou Wagner Gil.

O evento terá entrega de certificados, buffett de Maria José Recepções, show musical de Bartho, além de exposição fotográfica. Esta última foi produzida pela entidade "SOS Ipojuca" e tem como principal objetivo alertar a população sobre a situação alarmante em que se encontra o rio que corta a Capital do Agreste: o Ipojuca. "Procuramos sempre enforcar um aspecto importante para chamarmos a atenção dos participantes e, neste ano, estamos dando destaque à sustentabilidade. Com a adoção deste tema, queremos incentivar que o empresariado invista ainda mais em ações que garantam a sobrevivência do nosso meio ambiente. Afinal, o TOP Marcas também possui a sua responsabilidade social", ressaltou a chefe de Redação do VANGUARDA, Léa Renata.

Além de empresários e representantes das marcas, o prêmio também contará com as presenças de autoridades políticas e destaques da sociedade civil. Ainda no evento haverá a distribuição da revista TOP Marcas 2017, com a edição de Léa Renata, a diagramação de Socorro Polycarpo, as reportagens de Wagner Gil, Pedro Augusto e Jaciara Fernandes e as fotografias de Leonardo Cícero.