População de Gravatá recebe serviços gratuitos do projeto Colmeia

Aferição de pressão arterial, teste rápido de colesterol, avaliação física funcional, agendamento de exames, aplicação de flúor, atividades recreativas, orientações nutricionais e corte de cabelo estão entre os serviços que serão oferecidos, gratuitamente, à população de Gravatá, nesta sexta-feira (31). A ação no Agreste pernambucano faz parte do Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania do Sesc, que realizará atendimentos das 9h às 16h, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de Gravatá.

O Projeto Colmeia vai oferecer serviços nas áreas de: educação, saúde, nutrição, esportes e recreação. Quem for ao Caic será beneficiado, ainda, com atividades de incentivo à leitura – através da unidade móvel da BiblioSesc; agendamento para exame citológico e mamografia – através da unidade móvel de Saúde da Mulher; recomendações nutricionais e oficina de aproveitamento integral dos alimentos.

Parceira do projeto, a Prefeitura de Gravatá vai ter uma equipe para prestar orientações aos moradores sobre saúde da mulher, arboviroses e febre amarela, atendimento jurídico, instruções sobre ação de alimentos, reconhecimento de paternidade, retificação, ação de divórcio e de reconhecimento de união estável. Além disso, haverá teste rápido de HIV, cadastro e atualização do cartão do SUS, palestras sobre a importância da vegetação para a saúde da população e sobre o lixo na saúde ambiental da comunidade e atividades de resgate às brincadeiras populares.

O Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Naphe) participará com testes de hepatite B e C e a Faculdade Estácio disponibilizará aos presentes orientações jurídicas. Já a empresa Hinode oferecerá limpeza de pele. A Celpe participará com a realização de cadastros de baixa renda, parcelamento de contas, troca de titularidade, solicitação de segunda via da fatura e agendamento para ligações novas. A Secretaria de Saúde do Estado fará o teste do bafômetro e fornecerá orientações sobre Hanseníase, além do teste de pele para diagnóstico da doença.

O corte de cabelo masculino e feminino e de barba ficará por conta dos profissionais do Senac. A unidade móvel do Detran vai fornecer histórico nada consta de multas, informações de pontuação na CNH, emissão de taxas, consulta de gravame e de débitos, além de atualização de endereço cadastral. O Hemope disponibilizará informações sobre o processo de doação de sangue e de medula óssea, bem como do seu funcionamento e atuação.