Vigilância em Saúde recebe prêmio estadual

A Secretaria de Saúde de Caruaru, através da Vigilância Ambiental, recebeu o primeiro lugar na II Mostra Pernambucana de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANT-PS), promovido pela Secretaria Estadual de Saúde.

O evento aconteceu no auditório do SEST/SENAT, em Caruaru, teve a participação de 67 profissionais das IV e V Gerência Regional de Saúde (Geres) e de 16 municípios, tendo apresentação de experiências de cinco municípios (Barra de Guabiraba, Caruaru, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe e Lajedo).

A Vigilância Ambiental apresentou dois trabalhos: “Núcleo de Promoção e saúde do trabalhador” e a esquete teatral intitulada “Educação em Saúde: Mudanças individuais e organizacionais”, que recebeu a primeira colocação.

“É muito importante pra nós, da Secretaria de Saúde de Caruaru, receber um reconhecimento a um trabalho que é realizado com muito compromisso e responsabilidade com a saúde pública do município”, disse a Gerente da Vigilância Ambiental, Claudia Agra.

A Mostra é uma promoção da Secretaria-Executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e executada pela da Diretoria-Geral de Promoção, Monitoramento e Avaliação da Vigilância em Saúde, em parceria com a Superintendência de Atenção Primária à Saúde e tem como objetivo motivar os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e das Gerências Regionais de Saúde a compartilharem as experiências por eles desenvolvidas na área de DANT-PS. Nessa perspectiva são premiadas três experiências em cada Macrorregião de Saúde. Os trabalhos foram votados por todos os participantes, de acordo com os seguintes critérios: Reconhecimento do território; Sustentabilidade; e Reprodutibilidade e se contemplou outros Princípios da Promoção da Saúde, além dos mencionados nos quesitos anteriores.