Presente desde o Rio Grande do Norte, na costa Nordeste do Brasil até o Estado do Rio Grande do Sul, a Mata Atlântica é um dos biomas mais ricos em biodiversidade.

Para promover a conscientização sobre a sua importância foi instituída a data alusiva ao Dia da Mata Atlântica – escolhida em referencia à carta de São Vicente, escrita pelo Padre Anchieta em 1560, tendo sido o primeiro documento a descrever a diversidade dos seres vivos das florestas tropicais nas Américas.

Números sobre a Mata Atlântica:
1.Está presente em 17 estados e em 3.429 munícipios;
2.Ocupa 15% do território brasileiro;
3.Hoje tem apenas 29% da cobertura original;
4.Possui 1.191 Unidades de conservação;
5.Sua extensão é de 1,3 milhão de Km²;
6.Cerca de 145 milhões de brasileiros vivem em seu território.

Esse bioma tem uma grande importância na produção de energia, no abastecimento de água, na agricultura, na pesca, no turismo e no lazer. Em nossa região fomos contemplados com um belo exemplar da Mata Atlântica – o Parque Natural Municipal Professor João Vasconcelos Sobrinho, mais conhecido como Serra dos Cavalos – reserva que possui 359 hectares de extensão, com uma grande variedade de fauna e flora, trazendo qualidade para a região com abastecimento hídrico, regulação da temperatura, produção de oxigênio e absorção da poluição além de oferecer trilhas para passeio.