segunda-feira, 10 de novembro de 2025

Fernando de Noronha anuncia atrações do Réveillon da Ilha 2026

A Administração de Fernando de Noronha confirma oficialmente a realização do Réveillon da Ilha 2026, que acontecerá nos dias 31 de dezembro, 1º e 3 de janeiro, na Praia do Porto. Serão três dias de festa, reunindo grandes nomes da música nacional e artistas locais, em um evento que promove cultura, lazer e desenvolvimento econômico para o arquipélago.

Confira a programação completa das atrações:

31 de dezembro:
Silva, San, Nego Noronha e Deb Lima

1º de janeiro:
Matheus Fernandes, Priscila Senna, Ju Medeiros e Nena Queiroga

3 de janeiro:
Xand Avião, Banda Eva, Jopin, Everton Freitas e Dayane Santos

O Réveillon da Ilha 2026 será promovido em parceria com a iniciativa privada, com acesso gratuito à população e turistas. Para quem busca maior comodidade, também haverá camarote com serviço de bebidas inclusas durante os três dias de festa. Em breve serão divulgados todos os detalhes.

A realização do evento vai gerar impactos positivos significativos na economia local, atraindo visitantes de diversas regiões do Brasil e do exterior, impulsionando a taxa de ocupação hoteleira, movimentando o comércio e gerando novos empregos temporários. Além de fomentar o turismo e a economia, o Réveillon da Ilha 2026 proporcionará momentos de lazer e celebração para os moradores, que poderão desfrutar de shows gratuitos para comemorar a chegada do novo ano.

Todo o evento será planejado e executado em estrito respeito às normas ambientais do arquipélago, garantindo a preservação dos ecossistemas locais, manejo adequado de resíduos e mínimo impacto sobre a natureza, reforçando o compromisso de Noronha com a sustentabilidade e conservação ambiental.

A Administração de Fernando de Noronha reforça o convite para que a população e visitantes participem desta grande celebração, aproveitando a programação diversificada do evento.

1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha – Literarte promete transformar a ilha no paraíso das letras

Evento conta com nomes como Raimundo Carrero, Aline Bei, Cida Pedrosa e Klester Cavalcanti, além de escritores noronhenses

Entre os dias 14 e 16 de novembro de 2025, a Ilha de Fernando de Noronha será transformada em um polo de literatura, cultura e arte com a realização do 1º Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha, o Literarte, cujo tema é “Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação”.

A abertura acontece às 14h, na Praça São Miguel (Mãezinha), com a presença de autoridades, inauguração dos pontos de acesso a livros e o lançamento de publicações. Na ocasiãp, uma edição especial da Revista Continente sobre Fernando de Noronha será apresentada, além do lançamento da segunda edição da coletânea de xilogravuras e cordéis, escrita por alunos da Escola Arquipélago, idealizada e organizada pelo Memorial Noronhense Marieta Borges, em parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Durante três dias, escritores de diferentes gerações, músicos, artistas noronhenses, de Pernambuco e de outras partes do país, vão se encontrar em um dos cenários mais paradisíacos do Brasil, reforçando a vocação de Noronha como um espaço não apenas de belezas naturais, mas também de expressões culturais. Todas as atividades vão acontecer na Praça São Miguel, na Vila dos Remédios.

O homenageado desta primeira edição é o escritor pernambucano Raimundo Carrero, um dos autores mais influentes e premiados da literatura brasileira, que, neste ano, comemora os 50 anos da publicação do seu romance de estreia, “A história de Bernarda Soledade – a tigre do Sertão”, publicado em 1975. Carrero também participa da programação na abertura do evento, quando lançará “A vida é traição”, sua mais recente obra, publicada pela editora Record.

De acordo com o superintendente de Turismo, Cultura e Esportes, Paulo Henrique Guerra, o Literarte é fruto de uma conversa com o trade turístico da ilha, com o presidente da Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur), Ailton Flor, para levar algo diferente para Noronha no aspecto cultural. Paulo acredita que o evento vai ficar no calendário oficial de Noronha. “Eu não tenho dúvida que a população vai consumir esse festival e ter o sentimento de pertencimento. E também os turistas que estarão na ilha na ocasião do festival. Eles irão ver uma coisa diferente. Vai ser uma surpresa muito agradável e que realmente fará a diferença na história e no calendário cultural do arquipélago.”

A curadoria do festival é do jornalista, escritor e crítico literário, Ney Anderson, que também faz parte da Assessoria de Comunicação do distrito. A coordenação do evento é assinada por Regina Piechocki e Edmar Fernandes, ambos da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes de Fernando de Noronha.

Para Ney Anderson, o Literarte representa a concretização de um sonho antigo. Na ocasião, ele lançará o seu mais recente livro de contos, “Apocalipse Todo Dia”. “O Literarte tem o objetivo de transformar Fernando de Noronha, por três dias, na ilha das letras e da arte. O clima bucólico do local, de cenários paradisíacos, combina demais com leitura e a troca de ideias. Tenho certeza de que será um evento lindo. Está sendo um prazer fazer a curadoria, pois será algo que vai marcar positivamente a história da ilha”, disse.

A programação reúne nomes de destaque da cena literária, como Aline Bei, fenômeno de vendas e uma das autoras mais lidas da nova geração; Santiago Nazarian, romancista e tradutor; Mailson Furtado, poeta cearense vencedor do Jabuti de Livro do Ano em 2018, e Cida Pedrosa, pernambucana que também já foi agraciada com o Jabuti de Livro do Ano, sendo a primeira mulher nordestina a receber tal honraria.

Outro nome de destaque na programação é Cícero Belmar, autor com sólida trajetória na literatura, na dramaturgia e no jornalismo pernambucano. Tem também Klester Cavalcanti, autor de livros reportagens adaptados para o cinema, que vai lançar na ilha a obra “Matou uma, matou todas”, sobre feminicídio no Brasil, em uma painel de debate com Wanessa Moura, que acabou de publicar o livro “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha”. A poeta Mariane Bigio, referência em literatura de cordel e infantil, também compõe o Literarte, assim como Luna Vitrolira, poeta e performer. O influenciador literário Lucas Barros, que tem milhares de seguidores nas redes sociais, vai fazer algumas intervenções literárias durante o evento.

O Literarte valoriza fortemente os talentos de Fernando de Noronha, destacando escritores e escritoras noronhenses, como Graziele Rodrigues, Ikaro Silvester, Elda Paz, Thania Brito, entre outros, que darão voz às histórias e lendas da ilha em alguns debates na programação. Um painel especial vai colocar os professores das escolas do arquipélago falando sobre a literatura e os livros como necessários para a transformação na educação.

Música, oficinas e outras artes

O Literarte vai além da literatura. A programação inclui debate do cantor Cannibal e show da banda Café Preto; apresentações musicais de Amandi Cortez, Joelson Santos, Marina do Mar e dança flamenca. Recitais de poesia com autores noronhenses e microfone aberto, para estimular a participação do público com leituras de poesia, contos, crônicas e textos autorais. Ainda haverá oficinas da Galeria Reciclada, no espaço Tenda Criativa, promovida pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), que alia arte e sustentabilidade, com o mestre Júlio Gonçalves. No mesmo espaço, também vai ser feita oficina de cordel e xilogravura, voltada para crianças e as famílias. O projeto Criando Asas, já tradicional na ilha, com contação de histórias e brincadeiras cantadas, compõe a grade de programação da Tenda Criativa, com as contadoras Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro se apresentando.

Outro destaque é o lançamento da Revista Continente, com edição especial dedicada inteiramente a Fernando de Noronha, além da publicação do Folheto de Cordel com os vencedores do 2º Concurso de Escrita Criativa da Cepe.

O festival é promovido pela Administração Distrital, através da Superintendência de Turismo, Cultura e Esportes. A Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) é apoiadora do evento e também a livraria oficial, que fará ainda a doação de livros para as bibliotecas da ilha. Outros parceiros do Literarte são a Associação dos Donos de Pousadas e do Conselho de Turismo (Contur) e o Convention & Visitors Bureau.

SERVIÇO

Evento: Literarte – I Festival Literário e Artístico de Fernando de Noronha.
Tema: Entre mares e palavras: a literatura no oceano da imaginação
Datas: 14 a 16 de novembro de 2025
Locais: Praça São Miguel (Mãezinha)
Entrada: Gratuita

PROGRAMAÇÃO LITERARTE 2025

PALCO

14 de novembro – Sexta-feira | 14h às 20h

14h – Show de abertura com Maracatu Nação Noronha
14h30 – Solenidade de abertura
15h – Ação de doação de livros para as bibliotecas da ilha
15h30 – Lançamento da Revista Continente – Edição Especial Fernando de Noronha
16h15 – Lançamento da coletânea de xilogravuras e cordéis
17h – Painel de abertura: Raimundo Carrero fala sobre o romance “A vida é traição” e os cinquenta anos de literatura — mediação de Ney Anderson
18h – Recital poético com Luna Vitrolira
19h – Aline Bei e Ney Anderson: conversam sobre o romance “Uma delicada coleção de ausências”
20h – Show de encerramento com Amandi Cortez

15 de novembro – Sábado | 15h às 21h

15h – Roda de conversa: Luna Vitrolira, Elda Paz (poeta da ilha) e Cida Pedrosa — O fazer poético — mediação de Pedro Ribeiro
15h45 – Ney Anderson fala sobre o livro “Apocalipse Todo Dia” — mediação de Thania Brito
16h30 – Cláudia Prosini e Márcia Hazin apresentam Telma Buia e o Patrimônio Cultural de Fernando de Noronha — mediação de Pedro Ribeiro
17h15 – Apresentação artística com Marina do Mar
17h45 – Klester Cavalcanti e Wanessa Moura debatem sobre “Matou uma, matou todas” e “Entre falésias e feridas – um olhar sobre a saúde mental em Fernando de Noronha” — mediação de Lucas Barros
18h30 – Grazielle Rodrigues, Ikaro Silvester e Thania Brito: As lendas e histórias de Noronha
19h15 – Cícero Belmar e Santiago Nazarian: A urbanidade nas obras e os personagens em confronto com o mundo — mediação de Lucas Barros
20h – Cannibal e Mailson Furtado: A importância da arte para os jovens da periferia das grandes e pequenas cidades — mediação de Ney Anderson
20h45 – Apresentação artística com Joelson Santos

16 de novembro – Domingo | 15h às 19h

14h – Apresentação de abertura – dança flamenca
14h30 – Lançamento do livro “As aventuras de um arco-íris”, produzudo pelas crianças do projeto social Casa da Infância Plena
15h30 – Mariane Bigio: bate-papo sobre literatura infantil e cordel — mediação de Wanessa Moura
16h15 – Professores de Literatura de Noronha: Os livros como transformação na educação — mediação de Andrea Vasconcelos
17h – Roda de conversa com autores e escritores da ilha
18h – Show de encerramento com Café Preto

TENDA CRIATIVA

14 de novembro – Sexta-feira

15h às 17h – Oficina do Projeto Galeria Reciclada, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

15 de novembro – Sábado

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Projeto Criando Asas, com Érica Montenegro e Chirlene Grangeiro

16 de novembro – Domingo

15h às 17h – Oficina Galeria Reciclada – Cepe, com mestre Júlio Gonçalves e equipe
17h às 18h – Oficina de cordel e xilogravura, com Mariane Bigio

Governadora Raquel Lyra antecipa para maio a entrega do novo terminal de passageiros do aeroporto de Fernando de Noronha

Concluindo agenda oficial no Arquipélago de Fernando de Noronha, a governadora Raquel Lyra acompanhou, na manhã deste domingo (9), o início das obras de uma nova fase da requalificação do Aeroporto Governador Carlos Wilson. Após inaugurar, na última sexta-feira (7), duas pistas de taxiamento e um terminal de aeronaves, a gestora vistoriou o início da construção das novas áreas de desembarque e check-in do terminal de passageiros. Prevista para entrega apenas em setembro de 2026, a obra agora será totalmente concluída até maio, em atendimento a um pedido da própria governadora à empresa responsável pelo projeto, a Dix Aeroportos, subsidiária do Grupo Agemar.

“Estou muito feliz em me despedir de Noronha com uma notícia tão boa. No dia 15 de maio vamos entregar um terminal de passageiros novinho em folha para o Aeroporto Governador Carlos Wilson, conseguindo atender muito melhor tanto quem vive na ilha quanto quem vem nos visitar. É desse jeito que estamos mudando a infraestrutura desse lugar”, celebrou a governadora Raquel Lyra.

Estão sendo investidos, ao todo, R$ 45 milhões nas obras do terminal de passageiros de Noronha. Segundo o secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho, a expectativa é que o total aportado em toda a obra do aeroporto chegue aos R$ 135 milhões.

“São R$ 135 milhões investidos apenas nesse aeroporto. Fernando de Noronha nunca viu tanto investimento, nunca viu tanto cuidado. Agora sim, o arquipélago vai ter um terminal digno para receber o mundo todo nesse paraíso”, comentou Teixeira.

O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância da reforma do aeroporto para moradores e visitantes da ilha. “A ampliação será fundamental para receber com mais conforto tanto os turistas que visitam a ilha quanto os moradores, que sabemos que transitam com frequência, muitas vezes precisando ir ao continente e retornar a Noronha. O governo vem atuando em um ritmo acelerado, fazendo Fernando de Noronha avançar a passos largos”, enfatizou.

ENTREGAS E ANÚNCIOS – A governadora Raquel Lyra chegou a Fernando de Noronha na tarde da sexta-feira (7), quando realizou entregas no aeroporto e vistoriou obras na escola estadual da ilha e dos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró. No mesmo dia, a gestora anunciou a construção de 25 casas por meio de parceria entre os programas Morar Bem PE e Minha Casa, Minha Vida, além da requalificação completa do cemitério local.

No sábado (8), a chefe do Executivo estadual visitou o Hospital São Lucas, que está com obras em andamento de um novo ambulatório. A gestora também visitou uma Estação de Tratamento de Esgoto da Compesa e participou do evento de lançamento do projeto de descarbonização do arquipélago, encabeçado pela Neoenergia.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

“Um local é atrativo para turistas quando também é bom para seus moradores”, enfatizou a governadora Raquel Lyra no lançamento do projeto de descarbonização de Fernando de Noronha

A governadora Raquel Lyra participou, no sábado (8), do lançamento das obras da Usina Solar Noronha Verde, um marco para a transição energética no arquipélago e para o início da descarbonização de Fernando de Noronha. Atendendo a uma solicitação da chefe do Executivo estadual, a Neoenergia deu início ao projeto que tornará Noronha a primeira ilha oceânica habitada da América Latina com geração de energia totalmente limpa até 2027. Comandada pelo presidente-executivo da Iberdrola, Ignacio Galán, a solenidade também contou com as presenças dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Defesa, José Múcio Monteiro.

“Este projeto se soma aos mais de R$ 500 milhões investidos pelo Governo de Pernambuco em Fernando de Noronha. Acreditamos que um local é atrativo para turistas quando também é bom para seus moradores. Por isso, estamos focados em cuidar da ilha e de seus habitantes, garantindo também aos visitantes uma experiência segura, confortável e memorável, incentivando o retorno”, destacou a governadora Raquel Lyra.

Com investimento de R$ 350 milhões, a iniciativa prevê a instalação de mais de 30 mil painéis solares fotovoltaicos, integrados a sistemas avançados de armazenamento por baterias, reduzindo a dependência do uso de combustíveis fósseis, e dobrando a capacidade de geração de energia na ilha.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, pontuou que o lançamento do projeto acontece em um momento estratégico para o país, às vésperas da COP 30, que será realizada no Brasil. “Fernando de Noronha dá exemplo para o mundo. Todas essas iniciativas são fundamentais para a sustentabilidade do mundo, do estado de Pernambuco e do arquipélago”, enfatizou.

Com capacidade de geração de 22 MWp e 49 MWh de armazenamento no sistema BESS, a nova planta fotovoltaica poderá abastecer o equivalente ao consumo de 9 mil residências no continente.

“Essa iniciativa reafirma o protagonismo da Neoenergia com a descarbonização e mostra o comprometimento da empresa em preservar santuários ecológicos como Fernando de Noronha”, ressaltou o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui. O presidente executivo da Iberdrola, Ignácio Galán, complementou. “Estamos construindo algo novo para a humanidade, mostrando que é possível ter um mundo mais sustentável, com uma energia mais limpa, eficiente e competitiva”, finalizou.

A implantação será realizada em duas fases: a primeira entra em operação até maio de 2026 e a segunda, em 2027. O projeto foi licenciado pela Agência Estadual de Meio Ambiente de Pernambuco (CPRH), com anuência do ICMBio, gestor das Unidades de Conservação Federal.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, o projeto simboliza um novo capítulo para Fernando de Noronha. “Estamos dobrando a capacidade de geração de energia da ilha. É um passo gigante e definitivo rumo ao futuro”, acrescentou. “Além de reforçar o compromisso com a sustentabilidade, é também um investimento estratégico em infraestrutura, ampliando a capacidade energética e fortalecendo as bases para o futuro crescimento turístico da ilha”, concluiu o administrador do arquipélago, Virgílio Oliveira.

Durante a solenidade, também foi entregue a primeira Usina Solar Fotovoltaica Flutuante do arquipélago, instalada no espelho d’água do Açude do Xaréu. A usina tem potência de 622 kWp e geração estimada de 1.083 MWh/ano, suficiente para suprir cerca de 30% do consumo de energia da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) na ilha e evitar a emissão de 717 toneladas de CO₂ por ano.

Presente no evento, o deputado federal Waldemar Oliveira, enalteceu a iniciativa. “Essa é uma ação que vai reduzir a emissão de CO₂, trazer energia limpa, e, depois, também carros sustentáveis. Essa era uma ilha que estava esquecida, mas nesse governo está tendo um novo olhar”, disse o parlamentar. A deputada estadual Débora Almeida também prestigiou a cerimônia.

VISITAS – Durante visita ao arquipélago, a governadora vistoriou as obras do novo ambulatório do Hospital São Lucas. A ampliação visa aprimorar a infraestrutura física e assistencial, ampliando sua capacidade de atendimento à população local e aos visitantes.

“A gente segue com um investimento de R$ 7,5 milhões, não apenas para equipar todo o bloco cirúrgico que será entregue, mas também para trazer um novo tomógrafo para a ilha. Além disso, vamos substituir o aparelho de raio-X e o de ultrassom, que são muito antigos, garantindo que todos os equipamentos estejam adequados para atender às necessidades da população”, detalhou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Em seguida, a gestora visitou a obra de ampliação e modernização do sistema de esgotamento sanitário do arquipélago que está em fase de execução. Na etapa atual, estão sendo realizadas as atividades de concretagem das bases dos tanques, ação fundamental para a estruturação das unidades operacionais da nova Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Boldró.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Em Fernando de Noronha, governadora Raquel Lyra anuncia a construção de casas e reforma do cemitério local

Dando continuidade à agenda iniciada na tarde da sexta-feira (7) em Fernando de Noronha, a governadora Raquel Lyra anunciou, durante solenidade na ilha, a abertura de licitação para construção de casas e assinou ordem de serviço para a requalificação do cemitério local. A gestora também vistoriou obras na Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Arquipélago Fernando de Noronha e nos Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró.

“Para nós, é uma alegria imensa poder cumprir o nosso compromisso com o povo de Pernambuco, especialmente aqui na Ilha de Fernando de Noronha, onde há muito tempo não eram vistos investimentos estaduais. Hoje, inauguramos uma pista do aeroporto que estava fechada há mais de dez anos. Também visitamos a escola, que está em reforma, e que será totalmente requalificada. Estivemos ainda nas obras dos fortes, que somam milhões de reais em investimentos e serão inaugurados em maio do ano que vem, criando um novo destino de contemplação, turismo, emprego e renda para quem vive e visita a ilha. Graças à força do trabalho de muitos, estamos conseguindo fazer tudo isso pelo nosso Estado”, disse a governadora Raquel Lyra.

Obra aguardada há muitos anos pelos moradores de Fernando de Noronha, a requalificação do cemitério foi um dos principais anúncios feitos pela governadora nesta sexta. Com a assinatura da ordem de serviço pela gestora, serão realizadas melhorias estruturais planejadas, ampliação da capacidade de sepultamento e adequações necessárias para garantir um ambiente apropriado para a comunidade.

Além disso, Raquel Lyra anunciou a abertura de processo licitatório para construção de 25 unidades habitacionais na ilha, com tecnologia de concreto leve, que reúne cimento portland e poliestireno expandido (EPS), mais fácil de ser transportado desde o continente. Para o empreendimento, o governo federal aportará R$ 3,2 milhões, enquanto o governo estadual destinará R$ 9,7 milhões. Os recursos estão assegurados dentro do programa estadual Morar Bem, em parceria com o governo federal, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida.

“Vamos fazer um cemitério ecologicamente correto, com capela, para que nesse momento tão difícil na vida dos ilhéus eles consigam se despedir dos seus com dignidade. Além disso, estamos anunciando a construção de 25 casas de interesse social, algo que nunca havia acontecido no arquipélago”, declarou a secretária de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Simone Nunes.

Para o administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, a ilha vive um novo momento com a chegada desses investimentos. “As obras que estão acontecendo hoje em Noronha não foram vistas nos últimos 15 ou 20 anos. É só ver o exemplo do Aeroporto Governador Carlos Wilson, que não sofreu qualquer requalificação nos últimos 20 anos e agora está sendo reformado. E ainda há muito por vir”, afirmou.

VISITAS – Durante a tarde, a governadora Raquel Lyra visitou as instalações da EREM Arquipélago Fernando de Noronha, onde vistoriou as obras de requalificação que estão ocorrendo na unidade e ouviu estudantes e professores, uma vez que as aulas não precisaram ser interrompidas por conta dos serviços.

Logo em seguida, a gestora visitou os Fortes de Santo Antônio e São Pedro do Boldró, que estão sendo restaurados pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). As intervenções estão recebendo um investimento de R$ 14,3 milhões do governo federal via Novo PAC.

Finalizando os compromissos do dia, a governadora visitou, ao lado da secretária da Mulher, Juliana Gouveia, o primeiro banco vermelho de Fernando de Noronha, equipamentos que integra uma iniciativa internacional de enfrentamento ao feminicídio.

Acompanharam as agendas secretários estaduais, além do deputado federal Waldemar Oliveira e da deputada estadual Débora Almeida.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governadora Raquel Lyra chega a Fernando de Noronha e inaugura pistas de taxiamento e pátio de aeronaves do Aeroporto Governador Carlos Wilson

Uma agenda intensa de entregas, anúncios e vistorias de obras marcaram, a sexta-feira (7), o primeiro dia de compromissos da governadora Raquel Lyra no Arquipélago de Fernando de Noronha. Assim que chegou à ilha, a gestora entregou o pátio de aeronaves e duas pistas de taxiamento do Aeroporto Governador Carlos Wilson, uma delas interditada há mais de 10 anos.

“Estamos investindo cerca de R$ 90 milhões nas obras do Aeroporto de Fernando de Noronha para garantir o pleno funcionamento do equipamento. Em breve, também teremos o início das obras no terminal de passageiros. São investimentos importantes chegando ao arquipélago, um dos maiores e melhores destinos turísticos do mundo. Ao longo deste fim de semana, faremos o anúncio de novas obras e ações do Governo de Pernambuco, algumas delas em parceria com o governo federal”, declarou a governadora Raquel Lyra.

As obras entregues na sexta contemplam o pátio de aeronaves, área onde os aviões ficam estacionados para embarque e desembarque de passageiros; e duas pistas de taxiamento (Taxiway Alfa e Bravo), que são os caminhos que os aviões utilizam para se deslocar entre a pista principal e o pátio de estacionamento. As pistas receberam novo pavimento e reforço de base. A Alfa tem 4.580 m², enquanto a Bravo, que estava fechada há dez anos, tem 3.002 m².

“A entrega desta obra representa um marco significativo. O investimento visa modernizar o aeroporto da ilha, um projeto que há anos não recebia atenção. A governadora Raquel Lyra está à frente desta iniciativa, que trará maior segurança e conforto para turistas, moradores e todos que utilizam o aeroporto, principal via de acesso ao continente”, detalhou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado, André Teixeira Filho.

As intervenções realizadas no equipamento fazem parte de um conjunto de melhorias estruturais em andamento realizadas pela gestão estadual, com o objetivo de ampliar a segurança, modernizar a infraestrutura aeroportuária e garantir melhores condições para o fluxo de passageiros e aeronaves. Desde setembro de 2024, o Aeroporto de Fernando de Noronha passa por esse amplo processo de requalificação, conduzido pela Semobi. A expectativa é que as intervenções sejam concluídas até março de 2026.

Foto: Yacy Ribeiro/Secom

Governo de Pernambuco anuncia segunda fase do Transforma PE para impulsionar inovação em micro e pequenas empresas

Edital prevê o investimento de R$ 6 milhões em projetos de transformação digital aplicados a Arranjos Produtivos Locais (APLs) considerados estratégicos para o desenvolvimento regional

O Governo de Pernambuco lançou uma nova fase do Transforma PE, programa voltado à modernização e digitalização de micro, pequenas e médias empresas de base tradicional. Com investimento de R$ 6 milhões, a iniciativa vai selecionar 20 projetos voltados à inovação em cinco Arranjos Produtivos Locais (APLs) considerados estratégicos para a economia estadual: moda e confecção, leite e derivados, aquicultura, fruticultura irrigada e gesso.

Coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-PE) e pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), o programa tem como objetivo impulsionar a transformação digital das empresas e promover maior integração entre o setor produtivo e o ecossistema de inovação pernambucano.

Cada projeto aprovado receberá um bônus tecnológico de até R$ 100 mil, valor que poderá ser investido em soluções digitais desenvolvidas em parceria com startups ou instituições de pesquisa locais. O recurso será aplicado em serviços tecnológicos, aquisição de equipamentos e outras ações que contribuam para a modernização de produtos, processos e serviços.

“O Transforma PE é uma política pública que coloca a inovação a serviço do desenvolvimento regional. Ao conectar empresas tradicionais com o ecossistema de ciência e tecnologia, criamos um ambiente fértil para que essas organizações avancem na digitalização e ganhem competitividade”, destaca Obionor Nóbrega, diretor de Avanço Tecnológico da Secti-PE.

Além do incentivo financeiro, o edital traz critérios que valorizam a inclusão e a interiorização da inovação. Empresas com mulheres no quadro societário e aquelas instaladas em regiões do Agreste e do Sertão, como o Agreste Central, Meridional e Setentrional, além dos Sertões do Araripe, Itaparica e São Francisco, que terão pontuação adicional no processo seletivo.

Os recursos são provenientes do Fundo Inovar, operado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). As empresas contempladas poderão utilizar o bônus tecnológico para contratação de serviços especializados, compra de equipamentos, passagens, diárias e outros itens de custeio ou capital.

O edital já está disponível no site da Facepe e as propostas podem ser submetidas até o dia 29 de dezembro de 2025, por meio do sistema AgilFAP.

Vice-prefeita Dayse Silva entrega Dossiê de Caruaru para candidatura ao selo de Cidade Americana do Esporte

Foto: Rafael Moreira

A vice-prefeita Dayse Silva entregou, na manhã desta terça-feira (04), o Dossiê de Candidatura ao selo de Cidade Americana do Esporte, concedido pela ACES (Associação das Cidades do Esporte), com o respaldo da UNESCO e do Parlamento Europeu. A cerimônia aconteceu na sede do Executivo Municipal e reuniu representantes do esporte, secretários municipais e sociedade civil. O reconhecimento é um marco importante para Caruaru, que reforça seu compromisso com o desenvolvimento esportivo, inclusão social e incentivo à prática de diversas modalidades.

Para concorrer ao título, o município passou por um rigoroso processo de avaliação, dividido em três fases, que analisaram desde políticas públicas até o impacto social e econômico do esporte na cidade. Essa candidatura destaca Caruaru como um referencial esportivo no Nordeste e no Brasil, fortalecendo a imagem da cidade como um polo de talentos, inovação e qualidade de vida. A iniciativa também abre portas para novos investimentos, parcerias e intercâmbios internacionais no setor.

Com a conquista do selo, Caruaru poderá desenvolver projetos de fomento ao esporte com apoio público e privado, atraindo empresas e ampliando o acesso a recursos para infraestrutura esportiva e programas sociais. A vice-prefeita Dayse Silva, que realizou a entrega do documento, ressaltou a importância do momento: “Esse é um passo histórico para Caruaru. O esporte transforma vidas, promove inclusão e fortalece nossa identidade como cidade que acredita nas pessoas e nas suas potencialidades. Estar entre as cidades candidatas a um selo de reconhecimento internacional mostra que estamos no caminho certo, investindo no desenvolvimento humano e na valorização dos nossos atletas e da população”.

Recuperação da mata ciliar

Mata ciliar, mata de galeria, mata de várzea ou vegetação ripária é a formação vegetal encontrada nas margens dos rios, lagos, represas, nascentes e córregos incorporada no Novo código Florestal como APP – Área de Preservação Permanente. O Art. 4° do Cap. II das Áreas de Preservação Permanente determina medições para preservá-la de acordo com as medidas das bordas da calha do leito regular do corpo hídrico. A recuperação da mata ciliar não é um processo simples, é necessário um estudo complexo. As vantagens são inúmeras, como por exemplo:

1. Evita erosão nas margens e assoreamento do rio;

2. Minimiza a ocupação de construções irregulares;

3. Recupera a biodiversidade;

4. Conserva o solo;

5. Melhora a qualidade de vida;

6. Filtra os possíveis resíduos de produtos químicos;

7. Minimiza os efeitos das enchentes;

8. Melhora a quantidade e a qualidade da água;

9. Melhora a temperatura ambiente entre outras.

Os critérios utilizados na escolha das espécies vegetais:

1. Espécies nativas;

2. Vegetação com rápido crescimento;

3. Árvores de sombreamento;

4. Resistentes à variação de temperatura;

5. Que sirva de abrigo para diversas espécies.

Prefeitura de Caruaru divulga e apoia curso gratuito de Operador de Máquinas Pesadas

Inscrições irão até esta quarta-feira (5)

A empresa Qualifica Caruaru está ofertando um curso gratuito de Operador de Máquinas Pesadas, com o apoio e divulgação da Prefeitura de Caruaru. Para facilitar o acesso à capacitação, a Prefeitura cedeu o espaço da Escola de Governo para as inscrições, que, para o público geral, irão até esta quarta-feira (05), das 8h às 14h. A Escola de Governo está situada na Rua Silvino Macêdo, 71, bairro Maurício de Nassau (prédio do Procon).

No curso, o aluno (a) poderá escolher a máquina pesada com a qual deseja se especializar. Os modelos disponíveis são: Escavadeira Hidráulica, Motoniveladora, Trator Agrícola, Pá Carregadeira, Retroescavadeira e Empilhadeira.

As aulas serão realizadas na quarta (05), quinta (06) e sexta-feira (07), no período da noite.

A iniciativa da Qualifica Caruaru conta também com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Rural (SDR), Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Economia Criativa de Caruaru (SEDETEC) e de Administração (SAD), que colaboram na divulgação do curso e na estrutura de atendimento.

Foto: Rafael Moreira/ Secom PMC