quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Prefeitura de Caruaru divulga programação do Pré-Carnaval Multicultural 2026

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulgou, nesta terça-feira (13), a programação do Pré-Carnaval Multicultural 2026. Nesta edição, o evento contará com mais de 50 artistas, distribuídos em cinco polos fixos e um circuito com apresentações em trios elétricos.

A abertura oficial da festa será na sexta-feira, 6 de fevereiro, com shows de Afina Samba, Douglas Leon e André Rio convida Benil e Ed Carlos. No sábado (7), dia de maior concentração da festa, serão realizados cinco polos simultâneos, além da retomada do Circuito Aldo Teixeira, sucesso da edição anterior, que percorrerá o centro da cidade com apresentações culturais.

“O Carnaval de Pernambuco começa em Caruaru. Uma grade de mais de 90% dos artistas caruaruenses e a grande atração desse ano, muito pedida nas redes sociais e a gente vai ter essa satisfação de trazer pra cá, no sábado (7), Xanddy Harmonia”, comemorou o prefeito Rodrigo Pinheiro.

O gestor também anunciou o homenageado da edição, o Maestro Zui, acordeonista e importante representante da música caruaruense.

Confira a programação completa:

  • Polo Carlos Fernando (Estação Ferroviária)

Sexta-feira | 06/02
Afina Samba
Douglas Leon
André Rio convida Benil e Ed Carlos

Sábado | 07/02
Azulinho convida Lula Viégas
Sambar & Love
Thayse Dias convida Colibri Brasil e Elga Nunes
Xanddy Harmonia

  • Cortejo da Inclusão

Sábado | 07/02

Estação Infantil
Banda de Pífano da Inclusão
Banda Segnos
As Fulô
Kaká Kantarelli
Paulo Long

  • Polo Mestre Aurino (Itinerante)

Sábado | 07/02
Orquestra Frevo Mais
Orquestra Maestro Budião
Orquestra Bilu Teteia
Orquestra Nova Euterpe

  • Polo Alternativo

Sábado | 07/02
Humberto Bonny e Derson Luiz
Erisson Porto
Boreal

  • Polo Eletrônico

Sábado | 07/02
Bloco Só Tem Doido Ano VI

  • Circuito Aldo Teixeira

Sábado | 07/02
Orquestras, troças de boi e diversos artistas
Robson Estilozoz
Juntô: PV Calado, Klever lemos, Mateus Santos e Rennan Cruz
Banda Pinguim

Senac completa 80 anos celebrando o futuro

Nesse mês de janeiro, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) completa 80 anos. Unindo tradição, autenticidade e inovação, a Instituição vem, desde 1946, impulsionando o Comércio e contribuindo para o fortalecimento socioeconômico nacional. E agora, comemora suas conquistas de olho no amanhã.

“Em novembro, a CNC completou 80 anos de vida. O Senac segue a mesma trilha em janeiro deste ano. E o Sesc, em setembro de 2026. É raro que três instituições atravessem juntas essa fronteira de oito décadas. E que o façam com o vigor de quem nunca deixou de se renovar, mostrando-se decisivas para o desenvolvimento humano e econômico do Brasil”, celebra o presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, José Roberto Tadros.

Desde sua criação, mais de 80 milhões de pessoas de cerca de 2 mil municípios tiveram suas vidas transformadas pelo Senac. De cada 10 alunos(as) formados(as), 7 conseguem nova ocupação durante ou no fim do curso e, se já estavam ocupados(as), impulsionam suas carreiras a partir da capacitação adquirida.

A maioria desse público são mulheres, oriundas de escolas públicas, que veem nos cursos ofertados pelo Senac (muitos, gratuitamente) uma nova chance de recomeçar e traçar novos rumos. Por meio do Programa Senac de Gratuidade, mais de 4 milhões de estudantes escolheram uma profissão e mudaram suas vidas e de suas famílias.

O Senac é referência em educar para o mercado também na visão do empresariado: 87,9% dos empresários(as) brasileiros (as) avaliam esse certificado como um diferencial positivo no momento da contratação e mais de 94% das empresas consideram a importância da Instituição para o desenvolvimento nacional.

Conexões para a vida

Nestas oito décadas, o Senac vem se empenhando em construir conexões com públicos estratégicos, como empresários(as), alunos(as), ex-alunos(as), docentes, colaboradores(as), governo e imprensa, além de representantes de organizações internacionais. E, ao longo de 2026, pretende fortalecer essa atuação, celebrando sua presença constante na vida da sociedade brasileira.

Com o olhar para o futuro das profissões e antevendo as exigências do mercado, a instituição já se tornou referência em educação tecnológica, conquistando selos e prêmios nacionais e internacionais como reconhecimento.

Para levar às suas salas de aula recursos de última geração, firma parcerias com gigantes da tecnologia, garantindo a alunos(as) e docentes acesso à formação high-tech de alto nível. Um exemplo é a atuação da Balsa-Escola José Roberto Tadros (primeira escola fluvial tecnológica do mundo), que oferta capacitação gratuita em Tecnologia da Informação às populações ribeirinhas do Amazonas. Outro exemplo dessa conexão com o futuro é o processo de preparação de alunos e alunas de alta performance, capazes de representar o Brasil mundo afora em competições, tornando esse time expert em ocupações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Além de tornar o Brasil uma vitrine da educação profissional para o mundo, o Senac se orgulha de contribuir para ampliar as perspectivas de sucesso de seu alunado, levando para suas escolas todo o aprendizado acumulado nesses torneios nacionais e internacionais em um efeito multiplicador com excelentes resultados.

Pesquisa revela que 4 em cada 10 brasileiros tem sonho de conquistar casa própria, mas entrada ainda é um desafio

De acordo com um levantamento do Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria (Ipsos-Ipec), 41% dos brasileiros, cerca de 4 em cada 10 pessoas, têm a pretensão de comprar a casa própria, sendo esse sonho ainda mais presente entre a geração Z, formada por pessoas entre 18 e 28 anos. Os dados ainda apontam que os principais motivos estão relacionados à busca por um imóvel melhor que o atual, à vontade de construir um patrimônio próprio e ao desejo de sair do aluguel. Apesar do interesse, fatores financeiros seguem como o principal desafio, já que 41% dos entrevistados relatam falta de recursos para a entrada ou financiamento, 30% apontam os preços altos e 21% os juros.

Programas de acesso à moradia, como o Morar Bem Pernambuco e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), se apresentam como soluções que possibilitam a realização desse sonho, principalmente para famílias com renda de até dois salários mínimos. Dados da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab) mostram que, nos últimos três anos, mais de 16 mil famílias em Pernambuco já foram beneficiadas com a conquista da casa própria, muitas delas por meio da modalidade Entrada Garantida, do Morar Bem, que oferece um subsídio de até R$ 20 mil.

“Essas iniciativas atuam diretamente na redução da entrada, com o cliente financiando até 80% do valor do imóvel e o Minha Casa, Minha Vida e o Morar Bem atuando sobre os 20% restantes, podendo zerar o valor inicial do cliente, facilitando a aquisição do imóvel”, explica o diretor de vendas e incorporação imobiliária da Viana e Moura Construções, Leonardo Queiroz. Para quem vive em imóvel alugado, essas medidas ainda se destacam pela vantagem de substituir o custo do aluguel pela parcela da casa, permitindo que as famílias tenham essa necessidade atendida de forma imediata, ao mesmo tempo em que constroem um patrimônio ao longo do tempo.

O diretor ressalta ainda que as expectativas para o setor em 2026 são positivas, devido à ampliação do Minha Casa, Minha Vida, que agora também passa a atender a classe média, e aos ajustes recentes do Banco Central, que ampliaram a liberação de recursos para o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e que contribuíram para a redução das taxas de financiamento imobiliário. Com isso, além de um mercado mais aquecido, espera-se a ampliação da geração de empregos, que já vem apresentando expansão nos últimos meses e um avanço significativo no enfrentamento do déficit habitacional no Brasil.

Em Pernambuco, para reduzir esse desafio, o Morar Bem assume um papel indispensável, sendo um dos poucos programas estaduais no país que se somam ao MCMV para mobilizar mais recursos, fortalecer o uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e aumentar o alcance da moradia de interesse social, como afirma ainda Leonardo Queiroz. “Grande parte das famílias que concentram o déficit habitacional, especialmente aquelas com renda de até dois salários mínimos, não consegue poupar para comprar a casa própria. Muitas vivem em habitações precárias ou compartilhadas, e os programas de moradia têm esse papel social de levar para essas pessoas um imóvel adequado, com segurança estrutural, jurídica e condições básicas”, finaliza.

Senac Caruaru está com inscrições abertas para o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas no Mediotec

O Ensino Médio Técnico inclui formação regular, qualificação profissional e preparação para o Enem.

Estão abertas, em Caruaru, as inscrições para o Mediotec – Ensino Médio Técnico do Senac Pernambuco. Para o ano letivo de 2026, a unidade oferta exclusivamente o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, formação que une o currículo completo do Ensino Médio à capacitação técnica em uma das áreas mais demandadas pelo mercado de trabalho.

Os resultados de empregabilidade e inserção profissional estão entre os principais diferenciais do Mediotec. Um dos exemplos é o ex-aluno Vitor Nascimento que atualmente é empreendedor na área de Design e destaca que o curso foi decisivo nessa trajetória. “Graças à minha formação na instituição consegui me posicionar como empreendedor. Hoje tenho meu próprio estúdio de Design — um sonho que só se tornou realidade porque o Senac me proporcionou professores qualificados e uma estrutura que incentiva o empreendedorismo”, afirma.

A aproximação com o setor produtivo contribui diretamente para esses resultados. Para a coordenadora do Mediotec em Caruaru, Adenilza Oliveira, essa integração fortalece o diálogo entre educação e mundo do trabalho. “Ao trazer a voz das empresas para o âmbito educacional, fortalecemos um diálogo contínuo entre quem forma e quem emprega, garantindo uma formação mais atualizada, conectada e eficiente”, destaca. O Mediotec mantém parcerias com empresas, promovendo estágios, visitas técnicas e o desenvolvimento de projetos. Experiências que permitem que os estudantes compreendam as demandas do mercado e desenvolvam competências práticas ainda durante o Ensino Médio.

Ao longo dos três anos de formação, os estudantes cursam os componentes obrigatórios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), disciplinas técnicas, conteúdos voltados para a preparação para o Enem e atividades de orientação de carreira. Além das aulas regulares, eles participam de Oficinas do Conhecimento, Hub do Desenvolvimento Profissional, Clubes de Carreira e trilhas formativas que estimulam competências como pensamento crítico, criatividade, trabalho em equipe e gestão de projetos.

Enem – A preparação para o Enem é um dos eixos estruturantes do Ensino Médio Técnico do Senac, com a realização de oficinas voltadas para Produção Textual no estilo Enem e SSA, além de Raciocínio Lógico e Matemático, auxiliando no desempenho em avaliações externas e na continuidade dos estudos.

Outro destaque é a verticalização do ensino. Ao concluir o Mediotec, o estudante que optar pela graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade Senac poderá aproveitar até 580 horas da formação técnica, reduzindo o tempo de duração do curso superior e dando continuidade aos estudos na mesma instituição.

As inscrições para o Mediotec estão disponíveis no site www.pe.senac.br/mediotec, onde também podem ser consultadas informações sobre processo seletivo e outros detalhes sobre a estrutura do curso.

Serviço
Mediotec – Ensino Médio Técnico Senac
Curso: Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
Informações e inscrições: https://www.pe.senac.br/mediotec

Senac Caruaru
Unidade de Educação Profissional de Caruaru
Avenida Maria José Lyra, 140 – Indianópolis
Telefones: (81) 3727-8259 / 3727-8260

Governo de Pernambuco investe R$ 170 milhões na conservação de mais de 5,7 mil km de rodovias em 2025

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), através do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), investiu aproximadamente R$ 170,7 milhões em ações de conservação da malha rodoviária estadual entre os meses de janeiro e dezembro de 2025.

No período, cerca de 5.718 quilômetros de estradas, em todas as regiões do Estado, receberam intervenções preventivas e corretivas, com o objetivo de garantir melhores condições de trafegabilidade, segurança viária e eficiência no transporte.

As ações executadas incluíram serviços de conservação corretiva, como tapa-buracos e reparos localizados; conservação rotineira, com limpeza, roçada e caiação; recuperação de dispositivos de drenagem; além de melhorias na sinalização horizontal e vertical, com pintura, implantação e substituição de placas e instalação de lombadas físicas.

“A conservação permanente da malha rodoviária é essencial para garantir mais durabilidade às estradas e maior controle da segurança viária. Estamos investindo, por meio do PE na Estrada, na recuperação de quase 1.500 quilômetros, mas é importante também garantir que essa conservação aconteça de maneira frequente”, afirma o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, André Teixeira Filho.

As intervenções contribuem para reduzir a evolução de danos estruturais, minimizar riscos de acidentes e prolongar a vida útil das rodovias.

Entre as vias que mais receberam investimentos no período, destaca-se a BR-232, no trecho entre os quilômetros 11,5 e 130, principal eixo logístico entre a capital e o interior, com custo de R$ 52,2 milhões. Também foram contempladas rodovias como a PE-177 (Quipapá–Garanhuns), PE-604 (Ouricuri–Lagoa Grande), PE-555 (Parnamirim–Lagoa Grande) e PE-090 (Carpina–Toritama), além de obras estruturais estratégicas, como a recuperação do Túnel Felipe Camarão, no Recife, e da ponte sobre o Riacho Gravatá, reforçando o compromisso da Semobi com a segurança viária e a integração regional.

Fundação de Cultura divulga notas de mérito cultural de editais do São João 2026

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura, divulgou, no Diário Oficial desta segunda-feira (12), os resultados das notas de mérito cultural dos editais do São João 2026. O processo de avaliação foi realizado por meio de uma comissão composta por representantes da Fundação de Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural.

Ao todo, foram avaliadas 1.237 propostas, distribuídas em dois editais: um voltado para Música e outro para demais linguagens artísticas, incluindo Cultura Popular, Artes Integradas, Artes Urbanas, Artes Cênicas, Circo, Literatura, Artesanato, Audiovisual, Artes Visuais, Design e Moda, Fotografia, Patrimônio Cultural, Povos Tradicionais, Dança e Gastronomia.

O resultado não garante a contratação para integrar a programação, mas compõe a lista responsável por, pelo menos, 80% da grade oficial do evento. A pontuação segue os critérios de currículo, relevância e valor cultural da proposta. Também é aplicada uma pontuação adicional para proponentes que se autodeclarem pessoas negras, indígenas, tradicionais, idosas, com deficiência, mulheres cis, pessoas trans, travestis ou LGBTQIAPN+.

Os artistas interessados em receber as súmulas com detalhamento da pontuação e justificativas da comissão devem fazer a solicitação através do e-mail projetos.fcc@caruaru.pe.gov.br até a quinta-feira (15). O resultado completo pode ser acessado no site do Mapa Cultural: https://mapacultural.caruaru.pe.gov.br/.

Defesa Civil orienta uso de drones no Pré-Carnaval de Caruaru

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Segurança Municipal e da Defesa Civil, divulgou as regras para operação de drones durante o Pré-Carnaval Multicultural 2026, que acontece nos dias 6 e 7 de fevereiro. O prazo para envio da documentação é até o dia 26 de janeiro.

Os interessados devem protocolar a solicitação pelo link
https://caruaru.1doc.com.br/b.php?pg=wp/wp&itd=5, acessando Defesa Civil e o serviço “Solicitação para Uso de RPA”, com toda a documentação exigida anexada.

Após análise e deferimento, os dados do piloto e da aeronave serão enviados ao Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta 3). Em seguida, o piloto deverá solicitar a autorização do espaço aéreo ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), etapa obrigatória para a liberação do voo.

Será criado um grupo de WhatsApp para comunicação direta entre a Defesa Civil e os pilotos. Em operações com drones ou helicópteros das forças de segurança, todos os drones civis deverão permanecer em solo. O descumprimento das regras pode resultar no cancelamento da autorização.

Os formulários de Avaliação de Risco, Solicitação e Checklist serão disponibilizados no período de inscrição.
Mais informações: (81) 9 8384-2411.

“Meu Amigão” movimenta o Marco Zero com adoção de animais nesta quarta (14) e quinta (15)

Foto: Rafael Moreira

A Prefeitura de Caruaru realiza nesta quarta (14) e quinta (15) a primeira edição de 2026 do projeto “Meu Amigão”, com campanha de adoção responsável de cães e gatos resgatados pela AME Animal. A ação acontece das 8h às 14h, no Marco Zero de Caruaru, e é realizada pela AME animal e coordenada pela Secretaria de Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SSB).

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar documento pessoal e comprovante de residência, além de assinar um termo de responsabilidade. Os filhotes e adultos disponibilizados para adoção passam por avaliação clínica, estão vacinados e vermifugados

Os cães e gatos adotados também têm a castração garantida, assim que atingirem a idade adequada para a realização do procedimento. Quem não puder comparecer ao evento pode adotar diretamente na AME Animal, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e está localizada na Avenida Rádio Cultura do Nordeste, nº 1.000, bairro Indianópolis.

Guarda Municipal de Caruaru reforça combate ao crime e recupera mais uma motocicleta

O veículo foi o quarto recuperado no mesmo dia

Na noite da segunda-feira (12), a Guarda Municipal de Caruaru realizou a recuperação de mais uma motocicleta com restrição de roubo/furto, desta vez no bairro Indianópolis. A ação integra um conjunto de operações bem-sucedidas que resultaram na recuperação de quatro veículos em um único dia, reforçando a presença e a eficiência do patrulhamento preventivo no município.

A ocorrência foi registrada após a Patrulha Rural receber informações sobre a localização de uma motocicleta suspeita. Ao chegar ao endereço indicado, a equipe confirmou a situação e localizou o veículo, que foi imediatamente encaminhado à Delegacia de Plantão para os procedimentos legais.

Na unidade policial, após a verificação, o bem foi devidamente restituído ao seu legítimo proprietário, garantindo não apenas a recuperação do patrimônio, mas também a sensação de segurança à população.

A atuação demonstra o compromisso permanente da Guarda Municipal com a ordem pública, a proteção dos cidadãos e o enfrentamento direto aos crimes patrimoniais, consolidando resultados concretos por meio de ações integradas, inteligência e presença constante nas comunidades.

Até o fim de 2026, Governo de Pernambuco garantirá sete mil novos profissionais de segurança nas ruas

Os sete mil novos profissionais de segurança prometidos pelo Governo de Pernambuco estarão nas ruas até o final deste ano, reforçando a proteção de pernambucanos e turistas. Mais da metade desse contingente, entre policiais militares, civis, penais e bombeiros, já está em ação em uma das iniciativas do programa Juntos pela Segurança, que garante um investimento de R$ 2,3 bilhões em diversas áreas da Defesa Social, como a ampliação da mão de obra qualificada, a aquisição de novos veículos e material de proteção individual, como armas e coletes, e a construção e reforma de delegacias e batalhões da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

“Os investimentos que temos feito por meio do Juntos pela Segurança apresentam resultados significativos, com a redução nos índices de violência. Em breve, ainda este ano, teremos novos ‘laranjinhas’ nas ruas. E vamos continuar com a renovação da frota e a entrega de armamentos e coletes. Novos concursos também serão feitos, pois acreditamos que o fortalecimento da segurança pública passa pela valorização dos profissionais que nos ajudam a proteger os pernambucanos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Atualmente, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Defesa Social (SDS), já renovou 100% da frota locada pela pasta e ampliou em 24,09%, saindo de 2.420 para 3.003 novos equipamentos. Mais de 18 mil novos coletes de proteção individual já foram distribuídos, além de 14.705 novas pistolas 9mm. Apenas em novembro do ano passado, a gestão estadual entregou R$ 73 milhões em armas, viaturas e helicóptero.

“Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, Pernambuco vive o melhor momento da sua história na segurança pública. Alcançamos a menor taxa de homicídios já registrada e o menor número de roubos da série histórica, resultado de uma política firme de investimentos, reforço do efetivo e melhor estrutura para as forças de segurança. Os números mostram que o caminho é o trabalho, a gestão e o compromisso com a vida”, declarou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Estrutura – O Governo de Pernambuco investe forte na infraestrutura policial, assegurando para o Estado sete novos Complexos de Polícia Científica (CPCs) em Floresta, Vitória de Santo Antão, Garanhuns, Arcoverde, Ouricuri, Serra Talhada e Petrolina. Além disso, garante a retomada das obras dos Complexos de Caruaru e Salgueiro. Vinte e cinco novas delegacias serão instaladas em Araçoiaba, Abreu e Lima, Amaraji, Bezerros, Bonito, Calçado, Carpina, Casinhas, Exu, Ibimirim, Iguaraci, Moreno, Panelas, Recife, Riacho das Almas, Ribeirão, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Surubim, Venturosa e Vitória de Santo Antão (com cinco delegacias: regional, municipal, homicídio, plantão e mulher).

Os investimentos também se destinam à construção de novos Batalhões da Polícia Militar em Petrolina, Caruaru, Arcoverde, Barreiros, Recife, Cabo, Camaragibe, Goiana, Bezerros e Igarassu. Em maio do ano passado, a gestão estadual lançou a licitação para construção da sede da Academia Integrada de Defesa Social (Acides) em São Lourenço da Mata.

Quatorze seções do Corpo de Bombeiros serão construídas em Bom Conselho, Belo Jardim, Caruaru, Araripina, Olinda, Bezerros, Afogados da Ingazeira, Goiana, Pesqueira, Vitória de Santo Antão, Floresta, São José do Egito, Bonito e Toritama.