Em 1937, foi detectado pela primeira vez o coronavírus. Hoje, sabemos que existem 7 cepas diferentes (tipos diferentes). O vírus é uma parasita celular, ou seja, precisa das nossas células para a reprodução, apesar disso, ele é um microorganismo altamente específico, portanto, não ataca qualquer célula. Sua estrutura é envelopada, além da camada de proteínas possui uma outra camada lipoproteica, e o seu material genético (RNA) o que o torna mais resistente às defesas do nosso corpo.
Além disso, as nossas células de defesa – os leucócitos – reconhecem seis tipos de coronavírus, o sétimo tipo sofreu mudanças (mutações) que impediram o reconhecimento pelas nossas células. Os vírus se incorporam a nossas células e injetam o material genético (RNA); entre 6 e 7 dias, os primeiros sintomas aparecem, quando o coronavírus dá origem a 100 mil novos vírus em nossa célula.
Esse vírus pode resistir no aço inoxidável e no plástico por até 3 dias; no papelão, até 24 horas; no cobre, até 4 horas. A higienização das superfícies com álcool isopropílico, desinfetante e água sanitária, portanto, são de extrema importância. A utilização de cada um desses produtos, no entanto, depende do tipo de superfície. Além disso, lavar bem as mãos é um cuidado fundamental para o combate. Apesar da informação e da limpeza, precisamos ficar isolados para combatermos a proliferação da Covid-19.
Desejo a todos saúde!