Mesmo em meio à pandemia da COVID-19 no Brasil, o estoque do Banco de Leite Humano Jesus Nazareno, em Caruaru, não foi afetado. A unidade tem, atualmente, 16 litros de leite materno de reserva.
Até o início de maio, na unidade, foram coletados mais de 122 litros, doados por 107 mulheres e distribuídos a 114 recém-nascidos prematuros e/ou de baixo peso, internados em Unidades Neonatais.
Mesmo assim, as autoridades de saúde fazem um apelo às mães da cidade para que não parem de doar. Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, houve redução de 5% no número de doadoras em relação ao mesmo período de 2019, em todo o Brasil. O ministério alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite Humano, é possível manter a rotina de doação durante a pandemia.
Com a doação de leite materno, os bebês ficam protegidos de diarreias, infecções respiratórias e alergias e têm menos risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta.
A caruaruense Roseane Cristina passou a ser doadora de leite materno há cerca de dois meses. Ela conta que resolveu ajudar pela necessidade de aumentar o estoque em meio à pandemia, e para ajudar mães que não podem amamentar os próprios filhos que nasceram prematuros e estão internados em Unidades Neonatais. “Sei da importância que o leite materno tem na vida de um recém-nascido e também sei que os hospitais estão precisando. Tenho bastante para saciar a necessidade da minha filha e também estou ajudando na necessidade do hospital e de outras crianças, principalmente nesse momento de covid-19.”
As mães que desejam ser doadoras de leite materno em Caruaru precisam ir até o Banco de Leite Humano Jesus Nazareno para uma triagem. Uma equipe de profissionais de saúde faz avaliação, disponibiliza o material para coleta, e orienta sobre os procedimentos para retirada do leite materno e armazenamento. A unidade faz coleta domiciliar uma vez por semana.
O Banco de Leite Humano Jesus Nazareno está localizado na rua Ana Maria da Silva Brasileirinho, no bairro Maurício de Nassau. O local funciona de segunda à sexta-feira, das sete da manhã às sete horas da noite. O telefone de contato é o (81) 3719-9338.
A Coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani, explica que não há quantidade mínima de leite materno para ser doado. Segundo Janini, dependendo do peso do recém-nascido, um mililitro de leite é o suficiente para alimentá-lo. “Algumas mães acreditam que o leite materno que produzem não é suficiente para doação. Qualquer quantidade de leite materno é suficiente para doar. Alguns recém nascidos, dependendo das condições de saúde e de nascimento, podem precisar de quantidades tão pequenas como 1ml de leite materno.”
Segundo o Ministério da Saúde, um pote de leite materno doado pode ser o suficiente para alimentar até 10 recém-nascidos.
Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Procure o Banco de Leite Humano mais próximo ou ligue para o Disque Saúde, no número 136, para tirar qualquer dúvida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doacaodeleite.