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Os impactos negativos para o meio ambiente dos pneus usados

Por Blog do Vanguarda
8 de setembro de 2021
Coluna Esplanada
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A Lei 12.305/2010 de Política Nacional de Resíduos Sólidos promove a logística reversa, obriga os fabricantes, importadores, distribuidores e vendedores  a realizarem o recolhimento de resíduos sólidos.

Em 2020 foram recolhidos mais de 14 mil toneladas de pneus usados no estado de Pernambuco, enquanto que no Brasil, foram mais de 380 mil toneladas – número equivalente a 42,2 milhões de unidades de pneus de carro de passeio. Esse material foi direcionado para reciclagem através de pavimentação asfáltica,  indústria cimenteira e confecção de artefatos de borracha, entre outros.

A reutilização de pneus faz-se por meio do uso paisagístico em praças e parques, hortas e nas artes plásticas.   O descarte inadequado do pneu no meio ambiente – que leva 600 anos, em média, para decompor – traz inúmeros prejuízos ecológicos: a acumulação de água serve de criadouro para o Aedes Aegypti e a muriçoca; pode obstruir a passagem de água, se jogados em córregos, canais e rios; sua queima produz gases tóxicos, prejudiciais à saúde.   Dependendo de seu uso, um pneu de um carro de passeio dura em média, de 40 a 60 mil quilômetros.

Com ações simples pode-se contribuir para redução dos impactos ambientais, além de proporcionar segurança e economia.Algumas medidas são: 

  1. Calibrar os pneus a cada 15 dias, para que o desgaste seja uniforme em toda extensão do pneu;
  2. Realizar o rodízio – alternar os pneus traseiros e dianteiros;
  3. Manter os pneus alinhados e balanceados;
  4. Evitar sobrecarga;
  5. Ter bons hábitos no volante – não subir em calçadas, não estacionar sobre poças de óleos e solventes, não fazer curvas em alta velocidade e evitar freadas bruscas sem necessidade;
  6. Evitar o tráfego nas vias em más condições.

Através destas ações concilia-se economia, segurança e meio ambiente. 

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