• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
quinta-feira, 14 de maio de 2026
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Educar para construir um mundo novo

Por Blog do Vanguarda
19 de maio de 2022
Os desafios da pandemia e a construção de uma agenda educacional para o Brasil em 2023
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Esta semana, o texto é mais curto. Trata-se de uma provocação sobre nosso projeto de humanidade.

Estamos em 2022. Este século trouxe no seu bojo uma série de expectativas sobre um mundo melhor, mais justo e equilibrado. Mas as notícias com as quais convivemos não são as melhores.

Centenas de casos de crimes de ódio racial e de gênero. Uma crise econômica que coloca em xeque a nossa capacidade de vencer a fome no mundo. Vivemos um estresse climático e um risco iminente de colapso da nossa matriz de produção nas próximas décadas. Vivemos um conflito bélico que pode levar as potências militares para uma nova guerra mundial.

As gerações de 1980 e 1990, que viveram essa promessa de um futuro melhor, estão vivendo o reflexo de um processo educacional que negligenciou a criação de competências e habilidades que permitissem aos adultos de hoje virar o jogo para melhor. E assim, eu deixo a provocação da semana: estamos educando nossas crianças para sobreviver neste mundo ou para torná-lo melhor no futuro? Ao que me parece, não estamos fazendo bem nenhuma das duas opções.

A manutenção do sonho de um futuro próspero passa por uma educação que ajude a juventude romper com os paradigmas do consumismo desenfreado, da exploração do meio ambiente, do racismo, da intolerância religiosa e de gênero. Já sabemos que nosso planeta não é capaz de sobreviver à nossa fome de recursos naturais. Precisamos mudar nossa forma de relacionamento com o planeta e com as outras pessoas.

Mas isso precisa estar refletido em um projeto de educação que não se contente em preparar os alunos a conviver com os problemas atuais. Eles precisam ser capazes de superá-los e propor algo melhor. Precisamos “derrubar o Muro de Berlim” que ainda nos prende em uma dicotomia entre um mundo capitalista e um fantasma comunista que tira o foco do principal desafio que temos: a nossa sobrevivência enquanto espécie.

E o que os sistemas educacionais e as escolas estão fazendo hoje para construir este mundo novo?

João Paulo Cêpa é ex-secretário de Educação e Esportes de Caruaru-PE, consultor educacional e gerente de Articulação e Advocacy do Movimento pela Base

@joaopaulo_cepa (instagram)

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.