A COP 27 e a nossa responsabilidade
A Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), a COP 27 está sendo realizada no Egito e trata-se de um evento de grande importância para minimizar os efeitos das mudanças climáticas. A sigla COP vem do inglês – significa Conferência das Partes – em razão dos 197 países que concordaram defender o meio ambiente, em 1990. O número 27, por ser a vigésima sétima edição da conferência.
O encontro é realizado todos os anos desde 1995, com exceção 2020, por causa da pandemia. Nele estão reunidos cerca de noventa chefes de estado, cientistas, especialistas em meio ambiente, representantes da sociedade civil entre outros, com o objetivo de buscar soluções para o caótico cenário ambiental.
Estamos diante de grandes impactos ambientais devido ao aquecimento global, como: enchentes, secas severas, pandemias, migrações, aumento das temperaturas, menor disponibilidade de água potável no planeta, elevação do nível dos oceanos, extinção de seres vivos, degelo das calotas polares e, consequentemente, o desequilíbrio ambiental.
O aquecimento global é mais severo e imediato para os países e pessoas mais pobres. Como cidadãos do mundo temos a responsabilidade de procurar minimizar os seus efeitos e isso pode ser feito através de ações simples no dia a dia, como, por exemplo: economizar água e energia; reavaliar a compra, ou seja, se realmente está precisando adquirir aquele produto; deixar o carro em casa, pelo menos uma vez, e ir ao seu compromisso a pé, de bicicleta ou transporte público; reciclar, reutilizar e diminuir a produção de resíduos sólidos.
Ajudar o planeta é cuidar das pessoas, é cuidar da vida.
Alexandre é professor e biólogo