• Anuncie
  • Expediente
  • Política de Privacidade
terça-feira, 21 de abril de 2026
Blog do Vanguarda
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
  • Início
  • Anuncie
  • Expediente
No Result
View All Result
Blog do Vanguarda
No Result
View All Result

Com representantes de Caruaru, delegação de Pernambuco faz história na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília

Por Blog do Vanguarda
12 de março de 2024
Com representantes de Caruaru, delegação de Pernambuco faz história na 4ª Conferência Nacional de Cultura, em Brasília
Compartilhar no FacebookCompartilhar no Whatsapp

Com dois representantes de Caruaru, a delegação de Pernambuco fez história na 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), em Brasília. O evento voltou a ser promovido pelo Ministério da Cultura (MinC) após 10 anos de hiato. Com seis eixos temáticos, os participantes debateram de forma intensa, entre os dias 4 e 8 de março, as políticas públicas para a cultura nacional.

Caruaru contou com dois representantes, sendo um do poder público e outro da sociedade civil. A gerente de Projetos da Fundação de Cultura de Caruaru, Jô Barbosa, e o mestre e coordenador do Boi Tira Teima, Roberto Gercino, foram escolhidos durante a Conferência Estadual, que ocorreu no município de Gravatá, em novembro de 2023.

“Foi um momento histórico e muito produtivo. A delegação de Pernambuco estava linda, todos ficaram impressionados com a nossa cultura e a nossa diversidade. Nosso estado teve praticamente todas as propostas aprovadas e, como representante do poder público de Caruaru, sei que nada disso seria possível sem o apoio do prefeito Rodrigo Pinheiro”, disse Jô Barbosa.

Para Roberto Gercino, a 4ª CNC retratou um momento de esperança: “Agora podemos dizer que estamos construindo políticas públicas a nível nacional”. No total, foram 30 propostas aprovadas. Os debates giraram em torno de seis eixos temáticos:

  • Eixo 1: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura
  • Eixo 2: Democratização do acesso à cultura e Participação Social
  • Eixo 3: Identidade, Patrimônio e Memória
  • Eixo 4: Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural
  • Eixo 5: Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade
  • Eixo 6: Direito às Artes e Linguagens Digitais

De acordo com a Agência Brasil, o secretário Executivo do MinC, Márcio Tavares, explicou que em até 60 dias da realização da CNC, as propostas serão encaminhadas aos conselhos municipais, estaduais e do Distrito Federal, pontos de cultura, além de delegados e secretarias estaduais e municipais de Cultura. As propostas servirão para o ministério elaborar, em conjunto com a sociedade civil, o novo Plano Nacional de Cultura.

Facebook

Facebook Instagram

Endereço

Rua Francisco Joaquim, 181
Maurício de Nassau – Caruaru

Contato

Telefone: 81 3722.1818
E-mail: jornalvanguardacaruaru@gmail.com

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.

No Result
View All Result
  • Anuncie
  • Edição Digital
  • Expediente
  • Homepage
  • Política de Privacidade

© 2019 Blog do Vanguarda - Todos os direitos reservados Nômade Audiovisual.