Com o uso do capacete, naturalmente produzimos suor e liberamos células mortas e toda essa sujeira ficará dentro do capacete abafado e poderá trazer diversas doenças respiratórias e da pele. Evite de colocar seu capacete no piso, ou no banco, pois ocorrerá contaminação por microorganismos, sempre coloque a abertura para cima ou de lado para que ocorra ventilação.
Para higienizar o capacete em que o forro interno não é removível então passe sobre ele um pano umedecido com detergente neutro, o pano não pode estar encharcado e se o forro é removível, então lave com água e detergente, e não torça ou coloque para secar ao sol, deixe secar a sombra e apenas esprema. E a parte interna tem um isopor passe um pano levemente umedecido de álcool 70% e a parte externa, incluindo a viseira, do capacete passe um pano macio umedecido com detergente neutro, e não seque no sol, pois ele danifica as partes do capacete. Essa limpeza deverá ser realizada uma vez por semana. O moto taxista poderá proporcionar aos seus passageiros, além da higienização, tocas para minimizar os efeitos, como também o passageiro ter as tocas.
Quando remover o forro interno do capacete, tenha cuidado com as estruturas que são frágeis. Todos esses cuidados é para evitar doenças e proporcionar maior durabilidade.