A toalha é um item pessoal e, dessa forma, não pode ser compartilhada; caso contrário, pode transmitir doenças. O ideal é que seja trocada, pelo menos, uma vez por semana, e após o banho, evite deixá-la em cima da cama, pois essa situação torna o local propicio para a multiplicação de microorganismos. O mais adequado é que fique em um local seco e ventilado.
Para uma boa lavagem, inicialmente deve-se separar por cores e fazer a leitura da etiqueta sobre a recomendação do fabricante. Evite usar alvejantes à base de cloro e amaciante em excesso, pois esse produto cria uma película protetora nas fibras da tolha fazendo com que seu material perca a capacidade de absorção.
Para uma higienizar e deixá-la macia, utilize um xícara (chá) de vinagre para cada lavadora cheia e sempre lave com água fria; esse procedimento conserva as fibras do tecido – utilizar a água quente danifica as fibras e pode desbotar. Deixe secar bem na sombra, pois a exposição ao sol, faz com que fique enrugada e áspera, diminuindo assim, a sua vida útil. Não utilize ferro quente. Caso queira esterilizar enxague com água quente antes da lavagem normal – mas o enxague final deve ser com água fria para recuperar a fibra.
Na lavagem à mão, coloque-a de molho em um balde com água fria e sabão líquido (meia tampa) por 30 minutos. Esfregue bem e enxague com água fria para remover totalmente o sabão. Deixe de molho por 10 minutos em água fria com meia xícara de vinagre e enxague novamente.
Para aquela toalha endurecida, mergulhe-a em um balde com água e adicione 50 gramas de bicarbonato de sódio por 10 minutos e enxague normalmente.
Esses cuidados deixam a higienização mais eficiente e prolongam a vida útil desse produto.