
Pesquisas demonstram que a temperatura interna de um carro desligado e com os vidros fechados durante 5 minutos pode chegar a 10°C acima da temperatura ambiente. Dessa forma, o ideal é deixar o carro na sombra; mas, como nem sempre isso é possível, algumas dicas são importantes para diminuir os impactos à saúde. Antes de entrar no carro, baixe os vidros para que o ar quente interno saia e o ar do ambiente entre. Ao entrar no veículo, não ligue o ar condicionado de imediato; continue com os vidros abertos, mesmo em movimento e, só após alguns minutos, ligue o ar condicionado sem colocá-lo no máximo, pois ao sair do carro, provocará choque térmico.
Em caso de qualquer irregularidade no aparelho de ar condicionado procure a assistência técnica.
Evite deixar garrafas de água dentro do automóvel: com as altas temperaturas ocorre a liberação de micropartículas de plástico da garrafa, o que compromete a saúde. Não deixe também garrafa de álcool, pois poderá ocasionar a combustão desse material.
Além disso, existem diversos acessórios e capas para os bancos que além de proteção contra os efeitos das altas temperaturas no material do veículo, permitem conforto.
Essa situação pode ser revertida através das próprias ações antrópicas em relação ao meio ambiente. A humanidade deve respeitar a natureza e realizar medidas essenciais como a arborização, o que deixará o ambiente com temperatura mais agradável.