Encontro teve o objetivo de avaliar os resultados alcançados até o momento e traçar novos rumos para o programa
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) recebeu, nesta quarta-feira (25), representantes de startups, secretarias estaduais e órgãos públicos para uma reunião de acompanhamento semestral dos projetos do Desafios.Gov. O evento, realizado no auditório da Secti, teve como objetivo avaliar os resultados alcançados até o momento e traçar novos rumos para o programa, que busca conectar o setor público a soluções tecnológicas inovadoras.
Com o intuito de transformar a gestão pública estadual, o Desafios.Gov é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe) que visa solucionar problemas estratégicos e administrativos, utilizando o poder da inovação para tornar o setor público mais ágil e eficiente.
Nos seis primeiros meses de execução, o programa já obteve bons resultados. De acordo com Marcelo Nazário, gerente da Usina Pernambucana de Inovação: “Dez empresas já entregaram soluções parciais e significativas, beneficiando instituições como o Porto de Suape, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Fernando de Noronha, a Compesa e a Polícia Civil.”
A reunião semestral não se limitou a um simples balanço de progresso. A câmara julgadora, composta por especialistas renomados, teve um papel crucial, revisando os avanços e oferecendo recomendações que visam garantir o aprimoramento contínuo do programa. A meta é otimizar os impactos das soluções tecnológicas, assegurando que o Desafios.Gov continue sendo um motor de inovação e desenvolvimento para o setor público de Pernambuco.
Com o sucesso da primeira edição, o Desafios.Gov está se consolidando como uma referência no uso da tecnologia para melhorar a administração pública estadual e já conta com uma segunda edição em andamento. A expectativa agora é expandir a colaboração com outras startups e secretarias, ampliando ainda mais o impacto positivo nas áreas de segurança, meio ambiente e gestão pública.
“O edital Desafios.Gov se mostra uma ação pioneira, na medida em que promove uma aproximação entre órgãos e secretarias do governo com empresas de base tecnológica, trazendo soluções concretas para problemas reais da sociedade”, destacou Claudio Abreu, gestor de Programas e de Editais de Inovação da Facepe, que também participou da reunião.