Em Caruaru, o segmento se destaca como um dos maiores geradores de emprego e cada vez mais demanda profissionais capacitados
Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a construção civil está entre um dos principais geradores de emprego do Brasil e realizou, no primeiro semestre, mais de 200 mil contratações. Em maio, Pernambuco contou com 865 admissões na área, sendo 54 delas em Caruaru, envolvendo pedreiros, serventes, engenheiros, supervisores e outros profissionais. Com a chegada de novos empreendimentos no município, o setor vem demandando cada vez mais colaboradores capacitados, que podem contribuir para a eficiência da construção em diversas etapas.
“Uma mão de obra qualificada tem a capacidade de inovar na função que exerce, contribuindo para a melhoria contínua dos processos e, consequentemente, para a qualidade do produto final. Isso vai possibilitar, inclusive, um maior custo benefício para o cliente e para a empresa”, explica a analista de gestão de pessoas do condomínio Nassau Garden, Suzanny Santos. No primeiro semestre, o empreendimento realizou uma média de 50 contratações de profissionais em vários cargos que, para além das habilidades que já possuíam, foram treinados para a execução da obra.
“Todos os nossos colaboradores possuem uma matriz de treinamento, que deve ser realizada antes de iniciar na função e até o término do período de experiência. Depois que passar todo esse processo, eles passam por outros treinamentos de aperfeiçoamento dentro de um programa de educação continuada, que incentiva o aprimoramento contínuo”. A analista ressalta que esse aprendizado constante é indispensável para o crescimento profissional, bem como um importante diferencial competitivo no mercado de trabalho.
Além de capacidades técnicas mais apuradas, habilidades comportamentais como proatividade, senso de urgência e resolução de problemas fazem toda a diferença tanto no segmento de obras, quanto de gestão. “Com o aquecimento do mercado da construção civil, um profissional que possui estas habilidades mencionadas se destaca ainda mais nos processos seletivos e no dia a dia,” finaliza Suzanny Santos.