A campanha de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes chega a Fernando de Noronha nesta segunda-feira (04). A ação é do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Criança e da Juventude (SCJ-PE), e contará com o apoio do Conselho Tutelar que atua no arquipélago.
Com o objetivo de sensibilizar a população local e turistas para a proteção integral de meninas e meninos, a equipe da SCJ visitará comércios, pontos turísticos e entorno da ilha para distribuir materiais informativos e orientações sobre canais de denúncias, como o Disque 100 e o próprio Conselho Tutelar, visando reforçar a importância da prevenção e da atuação conjunta da sociedade na proteção da infância e adolescência. A iniciativa já passou por diversos municípios pernambucanos ao longo do ano, levando informação e promovendo o engajamento comunitário.
“Ações como essa são essenciais para fortalecer a rede de proteção e ampliar o debate sobre temas muitas vezes silenciados. É fundamental garantir que todas as crianças e adolescentes cresçam em ambientes seguros e livres de qualquer forma de violência. Nosso foco está na prevenção, mas também em assegurar respostas efetivas quando há violação de direitos”, destaca a secretária da Criança e da Juventude, Yanne Teles.
As atividades contam com o acompanhamento pelo Sistema de Informação para a Infância e Adolescência, módulo Conselho Tutelar (SIPIA-CT), ferramenta coordenada pela SCJ e essencial para o monitoramento de violações no estado. Fortalecendo o trabalho dos conselheiros tutelares, o SIPIA permite o registro sistemático e qualificado de situações contra a infância e adolescência, além de ajudar a garantir respostas mais rápidas e direcionadas às demandas desse público no território.
A escolha de Fernando de Noronha, considerado patrimônio mundial natural pela UNESCO, para receber essa ação destaca o compromisso do Governo de Pernambuco em ampliar políticas públicas de combate às violações de direitos infantojuvenis, alcançando também os territórios insulares e de maior concentração turística.