O Museu do Cordel Olegário Fernandes, localizado na Feira de Artesanato de Caruaru, completa 26 anos nesta quinta-feira, 21 de agosto. Em homenagem à data, o espaço receberá uma programação especial, com palestras e apresentações culturais de música e declamação de cordel, a partir das 9h. As atividades são gratuitas e abertas ao público em geral.
A abertura contará com a presença de representantes da Fundação de Cultura. Em seguida, haverá apresentação musical de estudantes da Escola Municipal Professor José Florêncio Leão e do Trio Forró Cordel. Finalizando a manhã, o historiador e cordelista Olegário Fernandes irá ministrar uma palestra sobre o Museu.
No turno da tarde, a partir das 14h, uma nova palestra será realizada pelo historiador. Em seguida, haverá declamação de cordel com alunos da Escola Municipal Santos Anjos e apresentação musical do Trio Forró Cordel.
Museu do Cordel Olegário Fernandes
Inaugurado no ano de 1999, o Museu do Cordel Olegário Fernandes conta com um acervo de cordéis tradicionais, antigos e raros, fotografias de poetas, livros sobre o assunto e máquinas de xilogravuras e linogravuras.
O espaço funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 13h.
Confira a programação completa:
9h – Abertura com representantes da Fundação de Cultura de Caruaru
9h30 – Apresentação musical: Estudantes da Escola Municipal Professor José Florêncio Leão
10h30 – Apresentação: Trio Forró Cordel
11h – Palestra: História do Museu do Cordel Olegário Fernandes (mediador: Olegário Filho)
14h – Palestra: História do Museu do Cordel Olegário Fernandes (mediador: Olegário Filho)
14h30 – Declamação de cordel: Estudantes da Escola Municipal Santos Anjos
15h – Apresentação: Trio Forró Cordel