Evento realizado no Assentamento Normandia reuniu agricultores, guardiões de sementes e instituições parceiras para discutir a preservação e o uso sustentável das sementes crioulas
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), realizou, nesta terça-feira (7), o 1º Seminário de Sementes Crioulas, no Assentamento Normandia. O encontro teve como objetivo fomentar o diálogo sobre a importância da conservação, seleção e multiplicação das sementes crioulas na agricultura familiar, fortalecendo práticas agroecológicas e sustentáveis no município.
O evento contou com a presença de agricultores e agricultoras, além dos guardiões das sementes crioulas da Rede Semeam (Rede de Sementes Crioulas do Agreste Meridional) e do Gemp (Grupo de Estudos, Sistematização e Metodologia em Agroecologia do Instituto Agronômico De Pernambuco – IPA).
O secretário de Desenvolvimento Rural, Weslley Nascimento, destacou a relevância do momento. “Foi uma manhã muito produtiva, em que pudemos socializar experiências e conhecimentos sobre as sementes crioulas. A Prefeitura tem buscado fomentar e fortalecer iniciativas que valorizem a agricultura familiar e a autonomia dos nossos agricultores”, ressaltou.
Entre os facilitadores do seminário, esteve o extensionista rural do IPA, Pedro Balensifer, que ministrou palestra sobre a importância das sementes crioulas para a agricultura familiar. “Essas sementes são a base da soberania alimentar e da preservação da biodiversidade. Iniciativas como esta são essenciais para fortalecer as redes de guardiões e garantir que esse patrimônio genético continue vivo e em circulação”, afirmou.
O seminário contou, ainda, com momentos de formação prática sobre seleção, armazenamento e conservação de sementes de feijão e milho, além de uma roda de diálogo e troca de sementes entre os participantes.
Encerrando o encontro, o lema “Guarde, plante e compartilhe vida: sementes crioulas, raízes da nossa resistência” reforçou o compromisso coletivo com a preservação da diversidade agrícola e cultural do campo caruaruense.