O estudante Pedro Miqueias, de apenas 15 anos de idade, mora, com a família, na comunidade de Taquara de Cima, área rural de Caruaru. Ele levava uma vida tranquila, entre estudos e lazer, como qualquer garoto da sua idade, mas recebeu uma notícia que transformou seus dias em momentos de preocupação.
Ele foi diagnosticado com ceratocone em ambos os olhos. A doença ocular é degenerativa e deforma a córnea, tornando-a no formato de um cone, sendo uma enfermidade ainda mais severa em adolescentes e crianças. Como a doença encontra-se em estado avançado, o adolescente precisa ser urgentemente submetido a uma cirurgia, sem a qual pode levar a uma perda visual severa.
Como esse procedimento é difícil pelo sistema público de saúde, será necessário recorrer à rede privada. Contudo, o valor é da ordem de R$ 26 mil, acima da realidade financeira da família. “Meu pai está desempregado, e minha mãe trabalha no mercado, todas as despesas de nosso lar estão sobre ela, que recebe apenas um salário mínimo”, conta o garoto.
No intuito de conseguir alcançar esse valor, na semana passada a família criou uma vaquinha virtual, uma ferramenta de arrecadação coletiva (crowdfunding). Em alguns dias, a iniciativa gerou uma mobilização nas redes sociais, com dezenas de pessoas compartilhando essa história em seus perfis, pedindo um engajamento em prol desta causa, mas o valor que está sendo arrecadado ainda está muito aquém do necessário. Até esta sexta-feira (23), a família conseguiu aproximadamente 20% do valor total.
“Contamos com a sensibilidade das pessoas que, de alguma forma, possam colaborar com esta causa, e possibilitar que, com essa cirurgia, minha saúde visual seja restaurada e eu possa voltar a sonhar que verei um futuro melhor”, comenta Pedro Miqueias, visivelmente emocionado.
É possível colaborar por meio do link
https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ceratocone-adgeane-bezerra-da-silva-rodrigues



