Estudantes do curso de Direito da Faculdade Uninassau, em Caruaru, realizaram uma visita técnica ao Fórum da cidade na última quinta-feira (10). Durante a visitação, os discentes puderam conhecer a rotina de trabalho e como funciona um Tribunal do Júri. A atividade foi voltada para os alunos do primeiro período, acompanhados pela professora Elizabete Rabelo, que ministra a disciplina de Português Jurídico.
Os discentes puderam acompanhar, por exemplo, como funciona o procedimento e o uso dos jargões brocardos (pensamentos sintetizados em uma única sentença, que expressa uma conclusão reconhecida como verdade consolidada), a ordem das falas, a oratória e as teses. Além das defensivas e acusatórias e suas construções.
A professora da disciplina que acompanhou os estudantes na atividade, Elizabete Rabelo, destaca a importância desse tipo de visita técnica. “Os alunos saíram empolgados, pois o discente vê na realidade como é, está na ‘atmosfera’ mais própria do direito. Eles puderam observar a forma como o juiz, a promotoria e advogados trabalham durante um tribunal do júri. Os estudantes, assim, puderam aliar a teoria vista em sala ao que é vivenciado na prática”, ressalta a docente.
A coordenadora do curso de Direito da Uninassau Caruaru, Teresa Tabosa, ressalta que essas visitas técnicas têm como objetivo aproximar o estudante de Direito da realidade profissional, logo no início da sua formação. “Elas ajudam também a torná-los profissionais qualificados quando estiverem atuando em suas respectivas áreas do Direito”, destaca a coordenadora.