A busca por melhorias na área de saúde para crianças e adolescentes será o foco do encontro que acontecerá em Caruaru, nesta quinta (07) e sexta-feira (08), entre o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e gestores municipais de Pernambuco. O município de Caruaru será representando por integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH). O encontro será no Caruaru Park Hotel, das 08h às 16h. Entre os temas abordados estão a prevenção da obesidade a partir de uma alimentação saudável, o acesso a informações e serviços de saúde para adolescentes como forma de prevenir infecções sexualmente transmissíveis, além da importância de um pré-natal de qualidade para garantir o pleno desenvolvimento da 1ª Infância. Estratégias para interiorização de crianças e adolescentes migrantes também farão parte da agenda.
As formações fazem parte da iniciativa Selo Unicef e são voltadas, neste ciclo, à melhoria das políticas públicas voltadas à saúde das crianças e adolescentes. Pernambuco é um dos 18 estados com municípios participantes do Selo Unicef – são 1.924 municípios na atual edição (2017-2020), distribuídos na Amazônia e no Semiárido.
Obesidade infantil
A desnutrição infantil ainda é um grave problema, a exemplo de populações indígenas, sendo uma das principais causas básicas de morte. Mas também relacionada à má nutrição está a obesidade em todo o país. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura, sal e açúcar e com baixos teores de vitaminas tem comprometido a saúde de crianças e adolescentes.
No Brasil, 360 mil crianças foram notificadas como peso alto, em 2018, correspondendo a 7,5% das meninas e meninos com menos de 5 anos em todo país e 10% das crianças pernambucanas (Sisvan). Especificamente em Caruaru, esse índice é quase o dobro da média nacional, alcançando 13% das crianças com menos de 5 anos.
Outros dados de Pernambuco e do Brasil
• 4,1% das crianças menores de 5 anos tinham registro de peso baixo para a idade, em 2018, no Brasil, equivalente a quase 196 mil meninas e meninos. Em Pernambuco, esse índice foi de 2,9% (Sisvan)
• Dos 2,8 milhões de nascidos vivos em todo Brasil, em 2017, 450 mil bebês (16%) nasceram de mães com idades entre 15 e 19 anos e quase 22 mil (0,8%) de meninas com 10 a 14 anos. Em Pernambuco, os índices foram, respectivamente, de 18,5% e de 0,9%, somando 26.443 bebês (Sinasc)
• 89% das gestantes com sífilis realizaram tratamento adequado, em 2018, no Brasil. Em Pernambuco, a taxa foi de 82,5% (MS)
• A taxa de crianças de 1 ano com cobertura adequada para a tríplice viral D1, em 2018, foi de 91% no Brasil e, em Pernambuco, de 104% (MS)
• 84% dos 35.506 óbitos infantis ocorridos no Brasil, em 2017, foram investigados. Em Pernambuco, esse índice chegou 96%, correspondendo a 1.581 casos (SIM-Datasus)
Agenda do 5º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef em Caruaru
Em Caruaru, nesta Quinta (7) e Sexta (8), das 9h às 16h, no Caruaru Park Hotel, Rod. BR 232, KM 128, 201 Petrópolis (Cidade Alta), Caruaru.
O Selo UNICEF
A Edição 2017-2020 do Selo Unicef conta com a participação de 1.924 municípios que assumiram, junto ao UNICEF, o compromisso de implementar políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
A experiência com as edições anteriores comprova que os municípios certificados com o Selo Unicef avançam mais na melhoria dos indicadores sociais do que outros municípios de características socioeconômicas e demográficas semelhantes que não foram certificados ou participaram da iniciativa. Mais informações sobre o Selo Unicef em www.selounicef.org.br.
Sobre o UNICEF
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) promove os direitos e o bem-estar de cada criança em tudo o que faz. Com seus parceiros, trabalha em 190 países e territórios para transformar esse compromisso em ações concretas que beneficiem todas as crianças, em qualquer parte do mundo, concentrando especialmente seus esforços para chegar às crianças mais vulneráveis e excluídas. Visite www.unicef.org.br.