A higienização dos calçados é de extrema importância, principalmente nesse período de pandemia. Alguns infectologistas orientam colocar um capacho de plástico na porta da frente da casa com uma solução de água com água sanitária. Assim, quando chegarmos da rua, pisaríamos no capacho e em seguida passaríamos a sola do sapato em um pano seco.
De acordo com a nota técnica Nº 26 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, no entanto, a solução de água sanitária com água deverá ser aplicada em superfícies e permanecer durante 10 minutos, tempo suficiente para eliminar microorganismos e especialmente o novo coronavírus. Com o procedimento do capacho, entretanto, a solução não ficará tempo suficiente em contato com a sola para sua eficácia. Além de que a solução deveria ser aplicada imediatamente, já que depois de um tempo água sanitária perde seu efeito.
O procedimento adequado para higienizar os sapatos quando chegarmos da rua é substituir o calçado na entrada da casa por um limpo e, quando for higienizar, passar uma escova para remover as maiores partículas – não esqueça de escovar no sentido contrário ao do seu rosto! Em seguida, prepare uma solução de um litro de água para um copo de 250 ml de água sanitária e passe nas solas dos sapatos com um pano umedecido com a solução. Depois disso, guarde seus sapatos em local ventilado; evite guardá-los em caixas, elas contribuem para a proliferação de microorganismos. Se o calçado ficar úmido, coloque dentro dos sapatos jornal ou papel, que absorverão a umidade.
Você também pode despejar bicarbonato de sódio para que não ocorra proliferação de bactérias e fungos. A limpeza depende da frequência de uso do calçado, mas, de forma geral, higienize uma vez por mês: lave os cadarços e a palmilha com água, com uma escova com cerdas macias e detergente neutro ou sabão (antes verifique o tipo de material do calçado para não manchar ou estragar – por exemplo, a camurça não pode ser lavada com água, nesse caso, passe uma escova de cerdas macias para limpeza).
Deixe secar na sombra e em local ventilado. Nunca aplique produtos diretamente no sapato, mas na escova ou no pano e não lave em máquina de lavar. Todas essas medidas são necessárias para preservar seu calçado e para evitarmos a proliferação de microorganismos.