Alguns cuidados básicos de limpeza são fundamentais para a prevenção, não apenas para o coronavírus (COVID-19), mas para a maioria das viroses, verminoses e bacterioses. A transmissão das viroses pode ser através de secreções ou do ar da fala do infectado. Assim, quando for espirrar, não faça uma conchinha com as mãos, nem, ao tossir, faça um cone com a mão; nestes casos, apenas transferimos os microorganismos para as mãos e posteriormente passaremos para os objetos.
O correto é, no momento do espirro ou da tosse, colocarmos o braço ou o antebraço como barreira física. Ainda que utilizemos lenço, guardanapo ou papel-toalha, mas em seguida devemos lavar as nossas mãos. O simples gesto de lavar corretamente as mãos reduze a chance de até 85% das infecções. Portanto, no momento da higienização, devemos retirar anéis, aliança, relógio ou qualquer objeto que esteja na mão.
Em seguida, devemos usar um sabonete bactericida, sabão amarelo em barra ou sabão de coco. Primeiro molhe suas mãos e ensaboe; esfregue as palmas das mãos, o dorso de uma mão e depois da outra; esfregue os punhos, polegares e as laterias das mãos; passe as pontas dos dedos de forma circular de uma mão na outra. Lembre de fechar a torneira com a mão fechada, se não tiver condições, utilize papel toalha que também servirá para secar as mãos. Não conseguindo lavar as mãos, usaremos o álcool em gel à 70%: os menores que 60% não são eficazes no combate aos microorganismos.
Para combater doenças também é de extrema importância a informação correta, verifique a procedência das informações. Existem várias fake news que atrapalham o tratamento das doenças e podem levar ao óbito em alguns casos. Precisamos higienizar o corrimão, os botões dos elevadores e os trincos das portas com um pano umedecido de desinfetante; na dúvida da higiene, utilize o dedo dobrado ou a mão fechada para manusear estes objetos. Evite também de colocar a mão na boca, no nariz e nos olhos, que são verdadeiras portas de entrada dos microorganismos. Só utilize máscara se estiver infectado e não fique em locais com aglomeração de pessoas para não transmitir a doença, mas lembre de procurar assistência médica no caso de qualquer gripe.
“Tuas forças naturais, as que estão dentro de ti, serão as que curarão suas doenças”
Hipócrates