A Administração de Fernando de Noronha esclarece que a empresa Água Cacimba do Padre, única na ilha especializada na produção e comercialização de água para consumo humano, enfrenta temporariamente dificuldades no abastecimento de água mineral.
Este cenário decorre dos naufrágios ocorridos neste ano, que reduziram a oferta de cargas vindas do continente e impactaram de forma significativa a disponibilidade de garrafões de 20 litros na ilha.
Apesar da existência de alternativas, como o chafariz público da Compesa e o fornecimento da Água Cacimba do Padre com entrega em domicílio, a Administração, sensível às necessidades da população, tomou algumas iniciativas em parceria com a empresa para mitigar os impactos. São elas:
- Priorizar a atracação do Navio Noé, que já está presente na ilha para abastecimento.
- Campanha de recolhimento de botijões de água mineral Indaiá, com o objetivo de aumentar o volume disponível na próxima viagem do continente para o arquipélago.
Para incentivar o recolhimento dos garrafões vazios, a Administração de Fernando de Noronha vai oferecer voucher, no valor de R$ 15,00 por unidade, que poderá ser utilizado exclusivamente na compra desses garrafões, que serão trazidos cheios do continente pela embarcação Noé, com previsão de chegada na ilha para o dia 20 de setembro.
Os vasilhames devem ser entregues na empresa Água Cacimba do Padre, no Porto de Santo Antônio, no horário comercial.
A Administração reafirma o compromisso de atuar de forma responsável e solidária, garantindo o acesso da comunidade a este recurso essencial.