A 36ª edição da Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha chega a 100 barcos inscritos, tem ação veterinária na ilha como novidade e aumento da participação feminina na travessia
Nesta quarta-feira (17), o Cabanga Iate Clube de Pernambuco apresentou, oficialmente, a 36ª Regata Internacional Recife – Fernando de Noronha (Refeno). A coletiva de imprensa, no Restaurante Chicama, trouxe como novidades a realização de uma ação veterinária na ilha, a estreia do veleiro Pura Vida, com tripulação formada exclusivamente por mulheres, e o aumento da presença feminina na regata, que alcança 28% dos competidores.
O evento náutico, considerado o maior da América Latina, terá nesta edição a participação de 100 barcos já confirmados, representando 16 estados e quatro países estrangeiros, além de 12 embarcações pré-inscritas. Entre os barcos brasileiros, o maior grupo é do Rio de Janeiro, com 20 veleiros, um a mais do que o de São Paulo, com 19 – sendo um com tripulação 100% feminina, o Pura Vida, da comandante Carla Silva Lopes.
“A Refeno é uma grande festa náutica, mas, sobretudo, um evento que transcende a parte esportiva. São quase 900 velejadores, movimentando a economia e o turismo do Recife e do arquipélago de Fernando de Noronha. E este ano temos 100 barcos inscritos, inclusive, um 100% com mulheres”, destacou o comodoro Altair Júnior.
Além de movimentar o turismo e a economia de Fernando de Noronha, a Refeno realiza, durante a semana do evento, diversas ações gratuitas para a comunidade local. Entre elas, estão iniciativas voltadas aos alunos do Ciei Bem-Me-Quer e da Erem Arquipélago, atendimentos jurídicos na Casa de Justiça e Cidadania e atividades de saúde com especialistas no Hospital São Lucas.
O administrador de Fernando de Noronha, Virgílio Oliveira, destacou a importância do evento. “A regata movimenta turisticamente e economicamente a ilha, além de promover uma série de ações sociais no Ciei Bem-Me-Quer, na Erem Arquipélago e no Hospital São Lucas. E traz ainda como novidade nesta edição as ações veterinárias que serão realizadas no Núcleo de Vigilância Animal”, disse.
Participaram da coletiva, além do administrador da ilha, o comodoro do Cabanga, Altair Júnior; o diretor de Vela Oceânica e da Refeno, Walter Neukranz; o comandante Carlos Frederico Tojal, da Capitania dos Portos de Pernambuco; Eduardo Loyo, presidente da Empetur, representando a governadora Raquel Lyra, e Edival Júnior, presidente da Comissão de Regata da Refeno.
A secretária estadual da Mulher, Juliana Gouveia; o secretário executivo da Casa Civil, Yuri Coriolano, e Guga Cabral, secretário executivo de Sustentabilidade da Semas, que foi representando o secretário Daniel Coelho, também estiveram presentes no evento.
A largada até o arquipélago será no dia 27 de setembro, direto do Marco Zero do Recife, em um percurso de 300 milhas náuticas (560 km).
Foto: Weidson Carlos