5 de setembro – Dia da Floresta Amazônica
É a maior floresta tropical pluvial do mundo, abrangendo mais de 7 milhões de Km², engloba 9 países da América do Sul e ocupa 40% do nosso país. Com uma vegetação densa, e solos geralmente profundos, bem drenados, e pobre em nutrientes, com um clima quente e úmido, concentra mais de 30% da água doce disponível na superfície do planeta. Com essas características possui 20% das espécies conhecidas de seres vivos, sendo a maior biodiversidade do planeta.
As florestas tropicais, por exemplo a Amazônia, possuem a função de retirar o gás carbônico da atmosfera, amenizando os efeitos do aquecimento global, aproximadamente de 90 bilhões a 140 bilhões de toneladas de carbono estão armazenados nestas florestas. Só a floresta amazônica representa 10% de toda a biomassa do planeta. Depois da queima de combustíveis fósseis, vêm o desmatamento e a queima das florestas como piores fontes de emissões de gases do efeito estufa.
Tanto as queimadas quanto o desmatamento prejudicam a evapotranspiração, produzindo diversos efeitos na natureza, como a alteração no regime das chuvas, temperatura, na rota dos rios, consequentemente, afetando a qualidade e produção dos alimentos.
11 de setembro – Dia Nacional do Cerrado
Esse bioma corresponde às savanas; é considerado o segundo mais extenso da América do Sul, ocupando 25% do território brasileiro e é o berço das águas por ter as mais importantes nascentes, como a do Rio São Francisco. A data foi estabelecida por um Decreto de 20 de Agosto de 2003 em homenagem ao ambientalista e fundador da Rede Cerrado, Ary José de Oliveira.
Alexandre Nunes é professor e biólogo