A defesa das pautas da ecológica (direito ambiental) e dos direitos humanos são universais e não podem ser apropriadas por determinado campo político e ideológico, e demonizadas por outro, que vincula temas essências para o desenvolvimento humano individual e coletivo a uma corrente política.
A quem serve um meio ambiente equilibrado e sustentável? Serve, em regra, a todos, indistintamente, não há um grupo beneficiado, pessoas de esquerda e direita poderão fruir dos benefícios de recursos naturais equilibrados e sustentáveis. Estamos na mesma casa, e a própria palavra Ecológica deriva da junção do terno grego
“Ökologie”, “oikos”, que significa casa , e “logos”, que quer dizer “estudo”, logo concluímos que a ecologia, como o nome sugere, diz respeito a todos os moradores dessa grande aldeia, que é nossa casa.
Do mesmo modo, ganha importância a defesa dos direitos humanos, que na verdade é a defesa do mínimo existencial para o ser humano. Direitos humanos dizem respeito, entre outras coisas ao trabalho digno, assistência social, saneamento básico, moradia, e demais aspectos culturais, econômicos, sociais e de saúde, enfim, direitos humanos tratam da dignidade da pessoa humana.
Em um espectro tão amplo e aberto, a defesa dos direitos humanos não pode ser posta à serviço de um determinado campo ideológico, político e partidário, não podemos vincular a apropriação dos fundamentos universais dos diretos humanas e da ecologia pelo campo ideológico, partidarizado das esquerdas. Do mesmo modo a demonização, ou não aceitação da visão de uma interconexão da ecologia e dos direitos humanos com todos, se mostra contraproducente.
Direito Ambiental (Ecologia) e Humanos não pertencem à esquerda, são de todos. A concretização da ecologia e dos direitos humanos não pode ser revestida de arquétipos retóricos que servem para inibir ou enaltecer determinado campo político ideológico.
O que existe é uma captura desses temas (meio ambiente e direitos humanos), para utilização para o bem e para o mal, moldurado em um discurso que construa sua narrativa argumentativa, contra ou a favor
Temos um presidente que tem uma ótica conservadora, liberal e de direita, esses vínculos ideológicos talvez faça o presidente enxergar a política ambiental como tema de esquerda, e diante dessa afetação de polarização burra o presidente cunhou a seguinte frase:
“Questão ambiental só importa aos veganos que comem só vegetais”
Precisamos com urgência enxergar esses temas para além das fronteiras políticas ideológicas partidárias, pois, como dito, são universais, humanas e supra partidárias.
Viva a ecologia, os direitos humanos e ambientais e que morra toda forma de apropriação e demonização desses temas.