Os dados obtidos pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que aumentou o número de estados brasileiros com alta na média de mortes por Covid.
Foram 809 mortes registradas nas últimas 24 horas. No total, 138.159 brasileiros morreram de Covid desde o início da pandemia. O número de novos casos confirmados de segunda (21) para terça-feira (22) é de 35.252. Com isso, já são 4.595.335 casos da doença.
A média móvel de casos está, na terça, em 30.148 novos casos por dia, um aumento de 7% em relação à média de 14 dias atrás, o que representa estabilidade.
A média móvel de mortes mostra que foram 707 mortes por dia nos últimos sete dias, um aumento de 4% em relação à média de duas semanas atrás. A média ainda está dentro do limite da estabilidade.
Ontem, novamente, houve aumento no número de estados com alta na média de mortes. Agora, são sete: Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Bahia, Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte. As maiores altas foram no Amapá e Rio Grande do Norte.
Agora, os estados em estabilidade: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais; São Paulo e Goiás, que estavam em alta; Mato Grosso, que vinha de queda; Pará, Rondônia, que estava em alta;
Tocantins e Piauí, que estavam em queda. São, portanto, dez estados com estabilidade.
Nove estados e o Distrito Federal estão com redução na média diária de mortes: Santa Catarina, que tem 31 dias em queda, Espírito Santo, Distrito Federal, que estava em estabilidade, Mato Grosso do Sul, que estava em estabilidade, Acre, Roraima, Alagoas, Ceará, Paraíba e Sergipe, que estava em estabilidade. As maiores quedas foram em Roraima, Ceará e Sergipe.
Alagoas é o estado que registra, até agora, o maior período de queda na média móvel de mortes: são 48 dias seguidos com taxa negativa, desde que o consórcio começou o cálculo da média móvel, em 9 de julho. Mas atenção: os cuidados permanecem. Nas últimas 24 horas, Alagoas registrou cinco mortes e 288 casos.
O Maranhão registra, pela primeira vez desde que a taxa passou a ser calculada, alta na média móvel de mortes: até então, o estado vinha com queda e estabilidade.
Fonte: G1



