Após o anúncio do primeiro Patrimônio Vivo de Caruaru, o Mestre Luiz Antônio (eleito por voto popular), os demais candidatos estão nesta semana fazendo as defesas presenciais no Museu do Barro. São 31 candidatos nesta segunda fase, e o resultado deve ser divulgado nesta sexta-feira (20).
Na terça (17), dez deles se apresentaram; na quarta (18) foram 11, e na quinta-feira (19) foram mais dez. As notas são dadas por uma Comissão Especial de Análise constituída por cinco membros de Caruaru, sendo dois representantes da Fundação de Cultura e Turismo; dois do Conselho Municipal de Políticas Culturais (CMPC); e um da Câmara Legislativa Municipal de Caruaru. Ao todo, este primeiro edital selecionará cinco integrantes do Registro do Patrimônio Vivo.
Registro de Patrimônio Vivo
O objetivo é oferecer apoio financeiro e também de preservação, por incentivo do Governo Municipal, para os processos de criação e divulgação de técnicas; modos de fazer e saberes das culturas tradicionais ou populares; mediante atividades, ações e projetos desenvolvidos por pessoas físicas ou jurídicas de natureza cultural; sem fins lucrativos, residentes ou domiciliados e com atuação no município há mais de 20 anos, contados da data do pedido de inscrição.
Foto: Jorge Farias