Principal polo médico-hospitalar, acadêmico, cultural e turístico no Agreste pernambucano, Caruaru também passa a adotar boas práticas na gestão pública tornando a prefeitura 100% digital. Para isso, a prefeitura conta, a partir de agora, com a plataforma Caruaru Digital, uma ferramenta desenvolvida pela Alfa Group, empresa gestora da Alfa Inteligência e Sogo Tecnologia, ambas especializadas em soluções governamentais.
A plataforma chega para trazer maior agilidade e segurança aos serviços oferecidos à população, podendo ter acesso aos serviços de todas as secretarias da gestão municipal de forma digital, sem precisar sair de casa e de forma mais eficiente. Também pela plataforma, os servidores poderão se comunicar internamente e todos os processos passarão a tramitar pela ferramenta, gerando celeridade para as demandas dos mais de 360.000 habitantes e economia aos cofres públicos ao eliminar a impressão de documentos.
De acordo com a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, a mudança faz parte de um processo de mudança de comportamento observado pela gestão. “O mundo é outro e, mais do que nunca, precisamos acompanhar as tendências. Mudar do papel para o digital é fundamental para dar agilidade aos processos e respostas à população. Internamente também será de extrema importância para todos nós, já que poderemos acompanhar com precisão tudo o que será feito”, afirma.
Atualmente, todos os processos tramitam em papel. “A ideia é digitalizar todos os nossos documentos, facilitando a busca e o envio das demandas, tudo por um só caminho”, explica a secretária de Administração, Ana Maraíza, que também afirma que o município, nos moldes atuais, não consegue mensurar com exatidão o tempo que cada solicitação leva para ser finalizada; e para acompanhar o seu processo o cidadão precisa ligar ou ir à prefeitura.
Agora, com o Caruaru Digital, o poder público proporcionará, entre outros benefícios, um atendimento simples e ainda mais transparente ao cidadão, que poderá abrir suas solicitações de onde e quando quiser sendo notificado automaticamente em cada etapa do processo. Isto significa que a prefeitura estará disponível 24 horas por dia para atender a população. Além de possibilitar ao gestor público traçar percentuais de engajamento, eficiência e qualidade – obtidos a partir dos despachos lidos e das demandas solucionadas.
Dessa forma, os servidores reduzem o uso de papel, aumentam a produtividade, passam a ter rastreabilidade dos documentos, melhoram a transparência e, principalmente, levam celeridade aos serviços prestados ao cidadão.