BRASÍLIA, SEXTA-FEIRA, 9 DE JULHO DE 2021
Dois alvos
Abandonado por aliados, longe dos Palácios e sem o brilho do cargo, Wilson Witzel voltou a ser um simples morador da Zona Norte do Rio de Janeiro, mas o espírito de governador não sai da sua cabeça. Alvo de processos, ele tem dois alvos na manga do paletó caso opte por delatar ou contar algo à CPI da Pandemia, de onde saiu por vontade própria quando xingado. Um deles é o atual governador, Cláudio Castro, hoje inimigo. E outro é um poderoso parlamentar fluminense.
Poltrona? Não
Tem cacique mui amigo MDB sugerindo a Lula da Silva sair candidato a senador pela Bahia e Fernando Haddad a presidente. Mas quem já foi rei não senta em poltrona.
Encosto
Um ministro nordestino de Bolsonaro levou um balde de água fria há dias ao descobrir os números de uma pesquisa que encomendou para intenção de votos para Governo. O apoio do presidente Bolsonaro o deixa em último lugar.
Em tempo
Essa onda de denunciantes de esquemas de compra de vacina só remete ao que a Coluna já publicou: no Brasil, herói é o que estava no lugar certo, mártir é o que não teve tempo de fugir, e denunciante é o que.. não levou sua parte.
Na fila
Damares Alves que abra os olhos no cargo. A deputada estadual Clarissa Tércio (PSC) e sua equipe tiveram reunião com Bolsonaro. As pautas foram valores da família e cristãos; preservação da vida. Clarissa é conhecida em Pernambuco como a Bolsonaro de saias.
Reforço de palanque
Bolsonaro ainda não tem um ministro forte no reduto eleitoral de Lula da Silva, onde o ex-presidente e o PT ganham de lavada nas eleições há anos.
Outra baixa
Maior expoente do PT carioca, Benedita da Silva teve um papo com Lula da Silva e Haddad. Foi acertar a filiação do ativista dos direitos humanos Douglas Belchior. Pode ser outra baixa para o PSOL.
Mais conversas
A quarta-feira em Brasília foi cheia de políticos pernambucanos. O deputado Renildo Calheiros (PCdoB) e a vice- governadora do Estado tiveram uma reunião com Lula para debater palanques estaduais.
E nós?
O governador João Doria Jr, de São Paulo, renovou isenção fiscal para as Santas Casas e Hospitais estatais. Secretários de Fazenda de outros Estados vão reclamar, porque continuam a pagar caro por produtos hospitalares comprados de empresas do Estado.
Refúgio..
O PTB de Roberto Jefferson corre para filiar o máximo de ‘celebridades’ para a disputa do ano que vem. O mais recente é o artista baiano Emerson Mitoshow – ele foi um dos presos pela Polícia Federal acusado de ataques ao STF. Outra ‘estrela’ será o deputado federal Daniel Silveira que, pelo andar da situação, está prestes a perder o mandato.
..dos encrencados
Dos militantes bolsonaristas investigados e que cumpriram medida restritiva com tornozeleira, quase todos foram abrigados no PTB e serão candidatos ao Congresso Nacional: Oswaldo Eustáquio (PR), Emerson Mitoshow (BA) Daniel Ativista (DF), Arthur Castro (RJ), Renan Sena (DF). A caminho da legenda está Sara Winter (DF).
O de sempre
Há mais de 20 anos um assunto sem consenso no Congresso e no Conselho Nacional de Política Fazendária, a reforma tributária não seria diferente nessa nova proposta de Paulo Guedes. Mais de 100 entidades de diferentes setores encaminharam ofício aos líderes e ao presidente da Câmara, Arthur Lira, alertando para os impactos negativos na economia das propostas contidas no PL 2337/2021. Criticam em especial as alterações propostas no imposto de renda das empresas e tributação de dividendos.
ESPLANADEIRA
Esplanadeira é a seção da Coluna para divulgação de informações de mercado, artes, ação social, esportes e afins, sem qualquer vinculação publicitária ou financeira com este espaço. Sugestões para reportagem@colunaesplanada.com.br