O apelo
A notícia mais comentada da nossa região no momento, certamente, é do primeiro caso confirmado de coronavírus em Caruaru. Trata-se de uma mulher de 34 anos, que transitou por vários países da Europa antes de voltar ao Brasil, e retornou com alguns sintomas. Ao procurar o Oswaldo Cruz (hospital de referência no Recife) e uma UPA, foi orientada a ficar de quarentena em sua residência, onde permanece no momento, seguindo todas as instruções.
===
A prefeita Raquel Lyra, que vem fazendo um trabalho incansável junto ao seu secretariado no combate ao caos da pandemia, reforçou a necessidade de permanecermos em casa, quase como um apelo: “Não transitem, não confraternizem, não façam reuniões, só aqueles que precisam sair de casa para fazer compras básicas, o façam para voltar rápido. Evitem que os idosos façam esses movimentos, o ideal é que os mais jovens os poupem disso. Também começamos hoje a vacinação contra a gripe (é importante esclarecer que não é contra a covid), nas ruas, no porta a porta, nas residências, então é fundamental que os idosos tomem a vacina”.
===
O secretário de Saúde, Francisco Santos, garantiu que estão tomando todas as providências para que o número de casos seja o menor possível, e com o mínimo de gravidade. E reforçou o apelo feito por Raquel, de que o isolamento social é a melhor medida para evitar o contágio, e não é apenas como ato individual, mas como uma precaução para a sociedade inteira.
Sem festejos juninos
É indiscutível que ninguém tem clima (e não existe estrutura) para organizar uma festa do tamanho do período junino no Nordeste. Tanto que, em Campina Grande, o tradicional São João foi adiado para os dias 9 de outubro e 8 de novembro deste ano, e a montagem de todo o equipamento foi suspensa. Em Petrolina, o prefeito Miguel Coelho, além de adiar os festejos juninos por prazo indeterminado, incluiu também a proibição de reuniões ou aglomerações com mais de dez pessoas, a suspensão de velórios, e o serviço de transporte de passageiros via mototáxi. A verba que seria utilizada para a festa, segundo Miguel, está sendo direcionada para os cuidados com coronavírus na cidade.
E em Caruaru?
A curiosidade, para quem leu as notícias, foi sobre o São João de Caruaru, o mais famoso do Brasil. Embora todo mundo já está ciente de que, com a urgência em evitar aglomerações, não dá para pensar e nem planejar, no momento, um evento que atrai milhões de pessoas para o mesmo espaço.
Estudos na quarentena
Ótima iniciativa: o Colégio GGE, por meio do Sistema GGE de Ensino, criou o Programa de Assistência Pedagógica GGE (PAP GGE), com videoaulas, podcasts, listas de exercícios resolvidos, orientações pedagógicas para estudos, entre outras informações fundamentais para garantir que o processo de ensino-aprendizagem continue acontecendo durante a quarentena. “A ideia é que os alunos de todo país tenham a opção de criar uma rotina de estudos durante esse período de recesso emergencial. Se não tivesse ocorrido essa lamentável pandemia, não teríamos parado e os alunos estariam em um ritmo de estudos acelerado. Por isso, entendemos que não vale a pena dar uma parada completa, como se faz em período de férias”, explicou a gestora pedagógica Anabelle Veloso.
Vacina “drive thru”
Em parceria com a Secretaria de Saúde do município, o Polo Caruaru disponibilizou as cancelas de entrada do estacionamento para a campanha de vacinação contra a gripe, em sistema de “drive thru”, entre esta quarta-feira (25) e o sábado (28), das 9h às 17h. Neste formato, não é necessário descer do veículo para receber a vacina.
Boa, Carreras!
Enquanto Jair Bolsonaro tentou emplacar uma absurda medida provisória que previa a suspensão dos contratos de trabalho por 4 meses, o deputado pernambucano Felipe Carreras aproveitou o gancho para sugerir: “Defendo cortes de salários dos deputados federais e de todo legislativo brasileiro (deputados estaduais e vereadores). O mesmo no poder Executivo, Ministério Público e Judiciário. Todos têm que dar a sua cota de colaboração. Não pode só uma parcela do povo a pagar essa conta”.
Corrente de fé
O momento mais emocionante da semana fica a cargo do papa Francisco, que convocou uma oração universal do pai-nosso nesta quarta-feira, ao meio-dia, em prol da crise mundial provocada pela pandemia. Ele pediu apoio de todas as igrejas cristãs e confissões religiosas, e avisou que, na sexta-feira (27), dará o perdão espiritual para quem combate o novo coronavírus, para as pessoas que morreram em decorrência da doença e para as que rezam por todos.